Pesquisar
Close this search box.

Vacina promissora contra melanoma recebe aval do FDA

Imagem ilustrativa mostra frasco de vacina experimental.

Compartilhar está publicação

Uma vacina promissora contra melanoma recebeu o status de terapia inovadora pelo FDA, a agência norte-americana que regula de medicamentos e alimentos.

Esse tipo de aval da agência é atribuído às terapias em teste que mostraram resultados superiores aos tratamentos padrão em pacientes de alto risco.

Com o isso, é possível acelerar o processo de desenvolvimento e uso do medicamento.

Desenvolvido pelo laboratório Moderna, o medicamento usa a tecnologia do RNA mensageiro (RNAm), também empregada nos imunizantes contra Covid-19.

Bons resultados

No entanto, embora seja uma vacina, a droga não é utilizada para prevenção, mas sim como recurso terapêutico adicional para casos avançados.

Ou seja: o medicamento é utilizado de maneira complementar após a terapia principal, a cirurgia, para evitar progressão ou recorrência a doença. Com isso, o objetivo é potencializar o sistema imunológico e melhorar a qualidade de vida do paciente.

 Quando associada ao imunoterápico pembrolizumabe, a nova vacina apresentou melhores índices de recidiva e mortalidade.

No mundo inteiro, a vacina promissora contra o melanoma segue em teste. O Instituto Melanoma Brasil acompanhará com atenção os resultados. O Brasil deve registrar mais de 8.500 novos casos de melanoma em 2023, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA)

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter