Pesquisar
Close this search box.

quem somos

Instituto Melanoma Brasil

Sabemos que receber o diagnóstico de câncer é assustador. Muitas vezes não conhecemos a doença e lidar com tantas questões novas em pouco tempo  aumenta a sensação de insegurança. Falar com quem já passou ou ainda passa pelo tratamento pode auxiliar muito no entendimento e na troca de informações e apoio.

Essas questões nos inspiraram a criar o INSTITUTO MELANOMA BRASIL, uma organização não governamental que se propõe a contribuir com a divulgação e conscientização sobre o melanoma, o câncer de pele mais perigoso. Realizamos diversas campanhas e ações e também oferecemos apoio e acolhimento a pacientes e familiares de todo o Brasil, disponibilizando informações de qualidade que os auxiliem na jornada contra a doença.

Nossa História

Instituto Melanoma Brasil

O Instituto Melanoma Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos que nasceu em abril de 2014, após o diagnóstico de melanoma de sua idealizadora, Rebecca Montanheiro. O desejo de conhecer mais sobre a doença e entender o que ela é, seus perigos e as formas de tratamento, além da possibilidade de encontrar outros pacientes em situação semelhante para compartilhar o que sentia, foram propulsores para o início de uma página nas redes sociais e a criação da marca Melanoma Brasil.

Aos poucos, a atuação cresceu, ganhou credibilidade e conquistou espaço. A pequena iniciativa passou a realizar projetos maiores de comunicação, campanhas e materiais especiais. 

Foi com orgulho que nos tornamos a primeira organização não governamental brasileira totalmente dedicada ao melanoma.

Com o tempo, através do nome Melanoma Brasil, os “guerreiros(as) de pinta”, como carinhosamente são chamados os pacientes, foram chegando, se conhecendo, ajudando uns aos outros e assim nasceu também o Grupo de Apoio e Acolhimento a Pacientes no Facebook. Criado em junho de 2014, o Grupo já reúne mais de 400 participantes que, de forma virtual, trocam experiências, compartilham conteúdos, histórias e se apoiam mutuamente.
Em dezembro de 2015, o Melanoma Brasil lançou a campanha “À flor da pele”. Realizada em paralelo ao Dezembro Laranja, mês nacional de conscientização sobre o câncer de pele, a ação compartilhava informações sobre a doença nas redes sociais, conquistando bom engajamento por parte do público e apoio de celebridades.

Um trabalho 100% voluntário e apaixonado pela causa fez com que outros pacientes e profissionais das mais variadas habilidades se juntassem para consolidar a iniciativa Melanoma Brasil em Instituto, conquista formalizada em setembro de 2016. Foi com orgulho que nos tornamos a primeira ONG totalmente voltada ao tema melanoma no Brasil, ampliando assim o acesso à informação e apoio.

Neste novo formato, a atuação ganhou ainda mais corpo. Em 2016, o Instituto Melanoma Brasil aproveitou maio, o mês internacional de combate ao melanoma, ainda pouco difundido no Brasil, para lançar sua primeira campanha temática relacionada à data. Chamada “Eu senti na Pele”, a ação contou a história de guerreiros e guerreiras de pinta.

Diante da boa resposta do público, a campanha tornou-se uma tradição, conquistando o apoio de personalidades em 2017 e abordando a cada ano um assunto diferente. Em 2018, o tema foi a importância de proteger a pele durante as práticas esportivas, enquanto em 2019 o destaque foram os riscos da exposição solar ocupacional.

Ainda no final de 2016, o Instituto Melanoma Brasil selou sua primeira parceria com o GBM – Grupo Brasileiro de Melanoma, grupo multidisciplinar voltado à pesquisa da doença. Na comemoração dos 20 anos do GBM, realizada no MASP, em São Paulo, o Melanoma Brasil participou com a exibição de dois depoimentos em vídeo: um da presidente e fundadora Rebecca Montanheiro e outro da “guerreira de pinta” Luciana Gimenez. A parceria com o GBM se tornou uma importante chancela para o Instituto, agora membro do Grupo, oferecendo compartilhamento de informações, estudos, notícias e suporte na produção de conteúdos. Além disso, realizamos ações de forma conjunta com o intuito de promover maior alcance e impacto no país. Ao GBM, outros importantes parceiros se somaram como a Fundação AIM At Melanoma,  instituição americana dedicada a campanhas de prevenção, apoio a pacientes e realização de pesquisas. A Fundação lidera um grupo de ONGs de melanoma do mundo todo que se reúnem anualmente para compartilhamento de melhores práticas e atualizações sobre tratamentos.  

O Instituto também é membro da Global Coalition for Melanoma Patient Advocacy, grupo internacional que discute temas como prevenção, conscientização e campanhas, acesso a tratamentos e estudos clínicos. Em dezembro de 2018, o Instituto viveu um momento marcante de sua história ao promover a 1ª Corrida e Caminhada Melanoma Brasil contra o Câncer de Pele. Realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, estado que registra, proporcionalmente, uma grande incidência de melanoma. Primeiro evento do gênero realizado na cidade, a corrida reuniu mais de 600 participantes e obteve grande visibilidade na mídia local e nacional. 

Em maio do ano seguinte, o Instituto contabilizou outra realização importante na região Sul. Em parceria com o Projeto Camaleão, promoveu o 1º Encontro de Pacientes com Melanoma do Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre. O evento foi marcado pela grande troca de informações, palestras com especialista e dinâmica entre os participantes que, além de tirarem suas dúvidas, puderam compartilhar experiências e conhecer outros pacientes. 

 

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter