Pesquisar
Close this search box.

Imunizante contra melanoma usa mesma técnica da vacina de Covid-19

Compartilhar está publicação

Na semana passada, ganhou as manchetes a notícia de que o laboratório Moderna, fabricante de uma vacina para a Covid-19, junto com a farmacêutica MSD, anunciou que devem ser concluídos neste ano os testes clínicos para o desenvolvimento de uma nova imunoterapia contra o melanoma.

O tratamento usa a tecnologia do RNA mensageiro (RNAm), que estimula as células do corpo a produzirem uma determinada proteína, que seja capaz de combater a doença.

Apesar de ser chamado de imunizante o novo imunoterápico tem um conceito diferente das vacinas. Enquanto as vacinas são feitas para prevenir doenças, o medicamento será uma terapia adjuvante.

Ou seja: o imunorerápico será utilizado de maneira complementar após a terapia principal, no caso, a cirurgia, para evitar a progressão ou a recorrência do melanoma de alto risco. Assim, o objetivo é potencializar o sistema imunológico do paciente, e não imunizar contra a doença.

As notícias sobre a terapêutica geraram entusiasmo. No entanto, é importante lembrar que os testes clínicos a serem concluídos este ano finalizarão a fase 2 da pesquisa. Se houver resultado positivo, o estudo segue para a terceira e última etapa. Não deve haver resultados conclusivos antes de 2024.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter