Pesquisar
Close this search box.

Como é o tratamento cirúrgico do melanoma?

O tratamento cirúrgico pode ser realizado em todos os tipos de melanoma.

Compartilhar está publicação

A cirurgia é um tratamento que pode ser utilizado em todos os tipos de melanoma. O tratamento cirúrgico do melanoma remove, além do tumor, uma quantidade de pele sadia ao redor da lesão (ampliação de margem), para minimizar o risco de o câncer voltar (quando a doença é localizada).

A quantidade de tecido a ser removido no tratamento cirúrgico do melanoma depende da espessura do tumor. Quanto maior a espessura, maior a margem. Avanços nas técnicas cirúrgicas têm permitido trabalhar com margens mais estreitas, preservando maior quantidade de pele saudável.

Nos melanomas iniciais, normalmente não são necessários outros tratamentos além da cirurgia de ampliação de margens. No entanto, melanomas avançados ou metastáticos podem contar com terapias complementares, como imunoterapia ou terapia-alvo.

Além da cirurgia com ampliação de margens, outros procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados ao longo do tratamento são:

Pesquisa do linfonodo sentinela

Os linfonodos, ou gânglios linfáticos, são pequenas estruturas distribuídas pelo corpo que nos ajudam a combater infecções e funcionam como filtros para substâncias nocivas. O aumento dos linfonodos sinaliza que algo está errado.  Como o melanoma pode se disseminar rapidamente para linfonodos próximos, a pesquisa do linfonodo sentinela permite saber se isso ocorreu.

No procedimento, um marcador é injetado próximo ao tumor e depois drenado para os gânglios. O primeiro gânglio atingido é removido e analisado. Isso ajuda e entender a agressividade e risco do melanoma, e definir se tratamentos adicionais serão necessários. Assim, se o melanoma tiver se disseminado para outros órgãos (metástase), podem ser necessárias novas cirurgias e abordagens terapêuticas.

Linfadectenomia

Cirurgia para remoção dos linfonodos de uma determinada região, indicada para pacientes com linfonodos comprometidos.

Cirurgia plástica reparadora

Dependendo da localização e profundidade do melanoma, em alguns casos selecionados,  pode ser necessário realizar uma cirurgia plástica para permitir o fechamento adequado da pele e reconstruir a área acometida.

Cirurgia de ressecção de metástases

Quando o melanoma se dissemina para outras regiões do corpo, provocando metástases, normalmente o tratamento é feito com medicamentos. Porém, podem ser necessárias novas cirurgias para remover focos da doença que estejam provocando sintomas ou tenham remanescido após o término do tratamento medicamentoso.

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter