Pessoas negras também podem ter melanoma!

Pessoas negras também podem ter melanoma. Neste grupo, a doença émais comum nas palmas, nas plantas e nas unhas.

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Embora seja mais comum entre quem tem pele clara, pessoas negras também podem ter melanoma – a doença, aliás, pode surgir em qualquer etnia. Nesse grupo, aliás, o mais comum é o melanoma lentigninoso acral. Este subtipo da doença surge em área pouco expostas ao sol, como as plantas dos pés, as palmas das mãos e as unhas.

Por isso, na hora de fazer o autoexame da pele, não se esqueça de observar bem as unhas, a palma das mãos e o dorso do pés, que muitas vezes acabam sendo ignoradas. Atenção às manchas ou sinais que mudam de cor ou tamanho, pintas que sangram, micoses, verrugas ou hematomas que não melhoram. Se encontrar algo suspeito, procure um médico. A doença  tem altas chances de cura se descoberta no início.

Apesar de o melanoma acral ser o mais comum, pessoas negras também podem ter melanoma em qualquer parte do corpo. Portanto, precisam de proteção solar diária, assim como todas as etnias. Embora a pele negra seja naturalmente mais resistente à radiação UV, o risco de câncer de pele e outros problemas, como o surgimento de manchas e o envelhecimento precoce, ainda existe. Assim, a proteção solar é fundamental para mantê-la saudável e bonita. Confira 5 dicas especiais para esse grupo.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Blog

Débora Lopes Ferreira

Débora Lopes Ferreira sempre foi apaixonada por praia e nuna perdeu uma oportunidade de aproveitar o mar. Ao longo da vida, tomou muito sol desprotegida. 

Não é só o paciente que sente na pele o melanoma. A médica Camilla Oliari conta como a história de sua avó, Dona Yvone, paciente de melanoma metastático, modificou sua vida e suas escolhas.
Blog

Camilla Oliari

Como sempre falamos aqui, não é apenas o paciente que sente o melanoma na pele. Aos 9 anos, Camilla Oliari viveu a difícil experiência de

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2021 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X