Lei dos 30 dias traz agilidade ao diagnóstico de câncer

Lei dos 30 dias assegura agilidade no diagnóstico de câncer

Compartilhar está publicação

O que é?

         A Lei 13.896/19, conhecida como Lei dos 30 dias,  traz agilidade ao diagnóstico de câncer e  representa um marco importante para os pacientes. Ela determina que, para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em que a principal hipótese diagnóstica (HD) seja de neoplasia maligna (câncer), os exames necessários para o diagnóstico devem ser realizados em até 30 dias, mediante solicitação fundamentada do médico responsável.

 

Para que serve esta Lei?

         Um dos maiores problemas que o paciente do SUS enfrenta é a demora para confirmação do diagnóstico do câncer e início do tratamento.

         A Lei dos 30 dias traz agilidade ao diagnóstico de câncer, permitindo aos pacientes a oportunidade de início mais rápido do tratamento e, consequentemente, maiores chances de cura. O melanoma, câncer de pele mais perigoso e letal, tem mais de 90% de chance de cura quando descoberto e tratado em estágios iniciais. 

 

Esta Lei já está valendo?

         A Lei está em vigor desde 28 de abril de 2020.

 

Como fazer valer meu direito?

         Em caso de descumprimento do prazo previsto na Lei, o paciente deverá fazer uma reclamação por escrito na ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde ou do hospital onde faz seu acompanhamento. Caso o prazo ainda não seja respeitado, o paciente poderá ingressar com ação judicial solicitando o cumprimento da lei.

*Artigo escrito pelos advogados Carla de Santis Gil Fernandes OAB/SP 167.661 e Everson de Paula Fernandes Filho OAB/SP 206.697

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Blog

Cuidados com a pele das pessoas idosas

Segundo o IBGE, as pessoas idodas representam quase 15% da população brasileira.  O envelhecimento da pele é um processo comum e natural, que acompanha o

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2022 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X