Pesquisar
Close this search box.

Imunoterápicos são incorporados como tratamento para melanoma avançado no SUS

Compartilhar está publicação

Vamos comemorar um momento histórico para os pacientes de melanoma de todo o Brasil!

Entrou hoje em vigor a portaria SCTIE/MS Nº 23, que incorpora os imunoterápicos Nivolumabe e Pembrolizumabe como tratamento de primeira linha para melanoma avançado e não cirúrgico no Sistema Único de Saúde (SUS).
Esta grande vitória é resultado de um processo iniciado em 2019, a partir de iniciativas da CONITEC, SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica) e a indústria farmacêutica, para discutir a incorporação ao SUS de medicamentos que podem representar um grande avanço na qualidade de vida e na sobrevida dos pacientes, tendo até mesmo potencial de cura em alguns casos. Todo o processo contou com a participação intensa de sociedades médicas e de organizações representantes de pacientes, como o Instituto Melanoma Brasil.

Nova perspectiva

“As drogas recém-incorporadas abrem uma nova perspectiva para quem trata o melanoma avançado no sistema público de saúde”, afirma Rebecca Montanheiro, fundadora e presidente do Instituto Melanoma Brasil. “Os imunoterápicos estavam disponíveis apenas no sistema de saúde suplementar, enquanto os pacientes do sistema público contavam apenas com quimioterápicos, sem acesso a medicações que comprovadamente têm o potencial de ampliar as curvas de sobrevida.”

Carla de Santis Gil Fernandes, advogada e Vice-presidente do Instituto Melanoma Brasil, ela própria uma usuária da imunoterapia, também celebra a conquista. “Assim como eu, outros pacientes terão acesso a um medicamento que pode nos ajudar a viver mais e melhor”, afirma. Por lei, O SUS tem agora até 180 dias no máximo para iniciar a oferta dos medicamentos. “A incorporação foi o primeiro passo. Agora precisaremos acompanhar como se dará efetivamente a compra, distribuição e o acesso aos medicamentos por parte dos pacientes”, explica a advogada. O Instituto Melanoma Brasil permanecerá atento a todas as movimentações e compartilhará todas as novidades em seus canais de comunicação.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter