Planos de saúde vão cobrir novos medicamentos para melanoma

A partir de abril, planos de saúde vão cobrir novos medicamentos para melanoma

Compartilhar está publicação

A partir de abril, os planos de saúde vão cobrir novos medicamentos para melanoma. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou ontem, quarta-feira (24), a Resolução Normativa que atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Assim, estão definidos os novos exames e tratamentos que passam a fazer parte da lista obrigatória dos planos de saúde.

No total, 69 novas coberturas serão acrescentadas ao Rol dos planos de saúde, das quais 50 são referentes a medicamentos e 19 referentes a procedimentos para diferentes condições, incluindo o melanoma.  Ao lado de outras alterações, as novas coberturas ampliam e melhoram a assistência. A Resolução Normativa entra em vigor em 1º de abril de 2021.

Novos medicamentos para melanoma

Para melanoma, devem ser incorporadas as drogas Cobimetinibe, para tratamento do tumor com mutação BRAFV600 irressecável ou metastático, em combinação com Vemurafenibe (que já fazia parte do Rol da ANS), e Dabrafenibe em combinação com o Trametinibe, para tratamento adjuvante de melanoma com mutação BRAFV600 estágio III após ressecção.

O processo de revisão do Rol foi intenso. Envolveu 27 reuniões técnicas realizadas para debater as propostas de atualização, com apoio técnico e metodológico de instituições especializadas em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). A sociedade também contou com amplo conjunto de documentos para analisar. A Consulta Pública nº 81, realizada no ano passado, teve o maior resultado de participação da sociedade civil e profissionais de saúde. No total, houve um crescimento de 500% nas contribuições.

Por fim, cabe ressaltar que esta vitória reflete a mobilização do público, que contou com o apoio de diversas organizações, entre as quais o Instituto Melanoma Brasil. Assim, agradecemos a todos que contribuíram e se empenharam para juntos trazermos uma nova esperança aos pacientes.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Blog

Cuidados com a pele das pessoas idosas

Segundo o IBGE, as pessoas idodas representam quase 15% da população brasileira.  O envelhecimento da pele é um processo comum e natural, que acompanha o

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2022 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X