Pesquisar
Close this search box.

Inteligência Artificial pode ajudar a identificar o câncer de pele

Compartilhar está publicação

Um estudo apresentado no começo de outubro no Congresso da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia mostrou que a Inteligência Artificial pode ajudar a identificar o câncer de pele em estágios iniciais, incluindo o melanoma.

O trabalho testou três versões de um software de AI durante dois anos e meio. No total, 22.356 pacientes com suspeita de câncer de pele foram avaliados no período.

Entre abril de 2022 e janeiro de 20023, a versão mais recente do software detectou 189 de todos os 190 cânceres de pele (99,5%) que ocorreram nesta população, assim como 541 de 585 lesões pré-cancerosas (92,5%) e todos os 59 casos de melanoma.

Os resultados representam uma melhora significativa em relação à primeira versão do programa, testada em 2020 e 2021. Na ocasião, o programa teve 85.9% de detecção dos casos de melanoma, 83,8% para os casos de câncer de pele não melanoma e 54,1% para lesões pré-cancerosas.

No entanto, apesar da evolução e dos resultados animadores, os autores do estudo ponderam que o programa deve ser usado em conjunto com outros profissionais. A Inteligência artificial pode ajudar a identificar o cancer de pele, mas não substitui a avaliação do médico dermatologista.

Dra. Vanessa Mussupapo, dermatologista e integrante do Conselho Consultivo do Instituto Melanoma Brasil, endossa a opinião.  “A IA serve como ferramenta adicional na detecção de lesões suspeitas. A telemedicina veio para ficar, principalmente para os pacientes que não têm oportunidade de consultar um médico dermatologista”, informa ela.  “Mas não substitui a avaliação médica. No entanto, a IA pode contribuir com a triagem e ajudar a diferenciar casos de câncer de pele de lesões benignas”, afirma Dra. Vanessa.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter