Inteligência Artificial pode ajudar a identificar o câncer de pele

Um estudo apresentado no começo de outubro no Congresso da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia mostrou que a Inteligência Artificial pode ajudar a identificar o câncer de pele em estágios iniciais, incluindo o melanoma.

O trabalho testou três versões de um software de AI durante dois anos e meio. No total, 22.356 pacientes com suspeita de câncer de pele foram avaliados no período.

Entre abril de 2022 e janeiro de 20023, a versão mais recente do software detectou 189 de todos os 190 cânceres de pele (99,5%) que ocorreram nesta população, assim como 541 de 585 lesões pré-cancerosas (92,5%) e todos os 59 casos de melanoma.

Os resultados representam uma melhora significativa em relação à primeira versão do programa, testada em 2020 e 2021. Na ocasião, o programa teve 85.9% de detecção dos casos de melanoma, 83,8% para os casos de câncer de pele não melanoma e 54,1% para lesões pré-cancerosas.

No entanto, apesar da evolução e dos resultados animadores, os autores do estudo ponderam que o programa deve ser usado em conjunto com outros profissionais. A Inteligência artificial pode ajudar a identificar o cancer de pele, mas não substitui a avaliação do médico dermatologista.

Dra. Vanessa Mussupapo, dermatologista e integrante do Conselho Consultivo do Instituto Melanoma Brasil, endossa a opinião.  “A IA serve como ferramenta adicional na detecção de lesões suspeitas. A telemedicina veio para ficar, principalmente para os pacientes que não têm oportunidade de consultar um médico dermatologista”, informa ela.  “Mas não substitui a avaliação médica. No entanto, a IA pode contribuir com a triagem e ajudar a diferenciar casos de câncer de pele de lesões benignas”, afirma Dra. Vanessa.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter