Hidratação, um cuidado essencial para a saúde da pele

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Na correria diária, muitas vezes deixamos de lado um hábito aparentemente simples, mas que faz toda a diferença: hidratar a pele. A hidratação ajuda a manter a integridade e a beleza da cútis, pois evita a descamação e as rachaduras e também protege contra agressões de agentes externos, como poluição, frio e chuva.
Ao escolher um hidratante, preste atenção às propriedades do produto. O uso de hidratantes inadequados ao seu tipo de pele pode causar efeitos adversos. Todos os tipos de pele precisam ser hidratados, inclusive as oleosas, para as quais o mais indicado são os produtos em gel, loções ou oil free.
Devemos aplicar o hidratante na medida certa. A camada ideal não pode ser nem muito fina, pois isso não dispensa a quantidade adequada dos princípios ativos, nem muito espessa, pois isso gera desperdício do produto.
O momento mais indicado para a hidratação é logo após o banho, lembrando que hidratantes de banho ajudam, mas não substituem os hidratantes usuais. Os sabonetes ditos hidratantes na verdade não hidratam, mas são de grande valia, pois ressecam menos a pele do que os convencionais. Os sabonetes em barra são mais agressivos, enquanto os líquidos são mais suaves e neutros.
A pele do rosto tem um número maior de glândulas sebáceas, pedindo hidratantes com textura mais leve e livre de óleo. Já o corpo necessita de agentes mais potentes e consistentes. Os pés também precisam de hidratantes potentes, que devem ser aplicados à noite, antes de dormir.
Vale lembrar que a hidratação precisa ser feita durante o ano inteiro. Precisa ser intensificada no inverno, já que o tempo frio favorece o ressecamento da pele, mas não pode ser esquecida no verão.
Hidratação e proteção solar, aliás, andam lado a lado na rotina de cuidados com a pele. Primeiro aplique o hidratante e, depois, o filtro solar com FPS 30, no mínimo. É importante esperar alguns minutos entre uma aplicação e outra para que o hidratante possa ser absorvido pela pele, deixando-a preparada para receber o filtro solar.
Em dias de exposição solar intensa, não se esqueça de reaplicar os dois produtos, protetor e filtro solar, e de caprichar na hidratação logo após o banho.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

A psicóloga Ana Paula Cervi sentiu na pele o melanoma, câncer de pele mais perigoso
Blog

Ana Paula Cervi Colling

No ano passado, a psicóloga Ana Paula Cervi Colling descobriu que uma pinta na coxa esquerda, diferente de todas as outras que tinha, não era

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2021 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X