Hidratação, um cuidado essencial para a saúde da pele

Compartilhar está publicação

Na correria diária, muitas vezes deixamos de lado um hábito aparentemente simples, mas que faz toda a diferença: hidratar a pele. A hidratação ajuda a manter a integridade e a beleza da cútis, pois evita a descamação e as rachaduras e também protege contra agressões de agentes externos, como poluição, frio e chuva.
Ao escolher um hidratante, preste atenção às propriedades do produto. O uso de hidratantes inadequados ao seu tipo de pele pode causar efeitos adversos. Todos os tipos de pele precisam ser hidratados, inclusive as oleosas, para as quais o mais indicado são os produtos em gel, loções ou oil free.
Devemos aplicar o hidratante na medida certa. A camada ideal não pode ser nem muito fina, pois isso não dispensa a quantidade adequada dos princípios ativos, nem muito espessa, pois isso gera desperdício do produto.
O momento mais indicado para a hidratação é logo após o banho, lembrando que hidratantes de banho ajudam, mas não substituem os hidratantes usuais. Os sabonetes ditos hidratantes na verdade não hidratam, mas são de grande valia, pois ressecam menos a pele do que os convencionais. Os sabonetes em barra são mais agressivos, enquanto os líquidos são mais suaves e neutros.
A pele do rosto tem um número maior de glândulas sebáceas, pedindo hidratantes com textura mais leve e livre de óleo. Já o corpo necessita de agentes mais potentes e consistentes. Os pés também precisam de hidratantes potentes, que devem ser aplicados à noite, antes de dormir.
Vale lembrar que a hidratação precisa ser feita durante o ano inteiro. Precisa ser intensificada no inverno, já que o tempo frio favorece o ressecamento da pele, mas não pode ser esquecida no verão.
Hidratação e proteção solar, aliás, andam lado a lado na rotina de cuidados com a pele. Primeiro aplique o hidratante e, depois, o filtro solar com FPS 30, no mínimo. É importante esperar alguns minutos entre uma aplicação e outra para que o hidratante possa ser absorvido pela pele, deixando-a preparada para receber o filtro solar.
Em dias de exposição solar intensa, não se esqueça de reaplicar os dois produtos, protetor e filtro solar, e de caprichar na hidratação logo após o banho.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Blog

Cuidados com a pele das pessoas idosas

Segundo o IBGE, as pessoas idodas representam quase 15% da população brasileira.  O envelhecimento da pele é um processo comum e natural, que acompanha o

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2022 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X