Pesquisar
Close this search box.

10 dicas para combater o envelhecimento da pele

Compartilhar está publicação

O envelhecimento da pele é um processo natural, que acompanha o que ocorre com os demais órgãos do corpo. Esse processo pode ser dividido em envelhecimento extrínseco e intrínseco.
O envelhecimento intrínseco é causado pela própria passagem do tempo, e está relacionado às características individuais genéticas de cada pessoa, provocando pele seca, rugas finas, perda da elasticidade e flacidez.
Já o envelhecimento extrínseco está relacionado à ação de fatores externos, principalmente a exposição aos raios ultravioleta, que interferem na qualidade da pele. Diretamente associado ao estilo de vida, o envelhecimento extrínseco provoca rugas profundas, flacidez, espessamento da pele, manchas, perda da elasticidade, além de aumentar o risco de surgimento de lesões cutâneas pré-cancerosas e do próprio câncer de pele.
Agressões ambientais, como frio, vento e poluição, também aceleram o envelhecimento extrínseco, assim como o tabagismo e uma alimentação inadequada, que pode causar carência de vitaminas e ressecamento da pele.
Enquanto o envelhecimento cronológico é um processo natural e inevitável, o envelhecimento extrínseco pode ser retardado, o que ajuda a manter a pele mais bonita e saudável e ajuda a prevenir o câncer de pele. Confira 10 dicas para combater esse processo:
• Use diariamente filtro solar com FPS 30, no mínimo.
• Utilize métodos de barreira para bloquear a radiação solar, como óculos, chapéus e roupas com proteção UV.
• Evite o sol nos horários de pico, das 10h às 16h.
• Consuma no mínimo dois litros de água por dia.
• Hidrate a pele com um produto apropriado diariamente.
• Mantenha uma dieta balanceada.
• Não fume.
• Pratique exercícios físicos regularmente.
• Durma o suficiente.
• Higienize a pele ao final de todos os dias, para combater os efeitos da poluição.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter