Doutor, um CARCINOMA BASOCELULAR pode se transformar num MELANOMA?

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Doutor:

Não, fique tranquilo(a)!!!

O Carcinoma Basocelular, também chamado de CBC, é o tipo mais comum de câncer de pele que existe no mundo inteiro. Ele nasce de uma célula da pele, localizada na camada basal, que fica entre a epiderme e a derme. Em cerca de 90% dos casos, o CBC surge por causa da exposição solar. Não é um câncer de pele agressivo e com risco de disseminação para outros órgãos muito baixo. Ele tem um crescimento lento e ocorre principalmente em pessoas de pele clara e nas áreas mais expostas do corpo, como rosto e membros superiores.

Já o Melanoma nasce de uma célula chamada melanócito, também localizada entre a epiderme e a derme e representa cerca de 10% dos cânceres de pele. O sol é responsável por cerca de 85% dos Melanomas (15% têm um fator genético responsável). Ele pode surgir em diversos pontos da pele, inclusive em locais menos expostos ao sol, como por exemplo: nas plantas dos pés. Além disso, os melanócitos também estão presentes em outros órgãos (p.ex.: retina) O Melanoma é um câncer agressivo, de crescimento rápido e se não for diagnosticado em fases mais precoces, o risco de metástases aumenta substancialmente. 

Portanto, como as origens são diferentes, o Carcinoma Basocelular não vira um Melanoma, assim como o contrário também não ocorre. Tratam-se de dois tipos de cânceres distintos!


Até a próxima pergunta!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

A psicóloga Ana Paula Cervi sentiu na pele o melanoma, câncer de pele mais perigoso
Blog

Ana Paula Cervi Colling

No ano passado, a psicóloga Ana Paula Cervi Colling descobriu que uma pinta na coxa esquerda, diferente de todas as outras que tinha, não era

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2021 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X