Doutor, um CARCINOMA BASOCELULAR pode se transformar num MELANOMA?

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Doutor:

Não, fique tranquilo(a)!!!

O Carcinoma Basocelular, também chamado de CBC, é o tipo mais comum de câncer de pele que existe no mundo inteiro. Ele nasce de uma célula da pele, localizada na camada basal, que fica entre a epiderme e a derme. Em cerca de 90% dos casos, o CBC surge por causa da exposição solar. Não é um câncer de pele agressivo e com risco de disseminação para outros órgãos muito baixo. Ele tem um crescimento lento e ocorre principalmente em pessoas de pele clara e nas áreas mais expostas do corpo, como rosto e membros superiores.

Já o Melanoma nasce de uma célula chamada melanócito, também localizada entre a epiderme e a derme e representa cerca de 10% dos cânceres de pele. O sol é responsável por cerca de 85% dos Melanomas (15% têm um fator genético responsável). Ele pode surgir em diversos pontos da pele, inclusive em locais menos expostos ao sol, como por exemplo: nas plantas dos pés. Além disso, os melanócitos também estão presentes em outros órgãos (p.ex.: retina) O Melanoma é um câncer agressivo, de crescimento rápido e se não for diagnosticado em fases mais precoces, o risco de metástases aumenta substancialmente. 

Portanto, como as origens são diferentes, o Carcinoma Basocelular não vira um Melanoma, assim como o contrário também não ocorre. Tratam-se de dois tipos de cânceres distintos!


Até a próxima pergunta!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Cassia Cristina Silvestrini, 46 anos, terapeuta transpessoal e paciente de melanoma
Blog

Cassia Cristina Silvestrini

A terapeuta transpessoal Cassia Cristina Silvestrini, 46 anos, nunca se preocupou muito com uma pinta esquisita no braço direito. No entanto,  um esbarrão na porta

Blog

O que é dermatite atópica?

Em 23 de setembro, comemoramos o Dia Nacional da Conscientização da Dermatite Atópica. Popularmente conhecida como eczema, a dermatite atópica é uma doença cutânea crônica

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2020 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X