Doutor, qual a diferença entre a DERMATOSCOPIA DIGITAL e a DERMATOSCOPIA CONVENCIONAL?

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Doutor:

Primeiramente, é preciso entender o que é a dermatoscopia. 

A dermatoscopia (datada desde o século XVII) é um método utilizado para visualizar uma lesão de pele através de lentes de aumento. Isso possibilita a visualização de elementos e estruturas que não conseguiríamos ver a olho nu. Dependendo das características presentes, elas podem indicar possíveis lesões malignas (câncer de pele). O aparelho usado para a realização da dermatoscopia é o dermatoscópio. 

A dermatoscopia é considerada “convencional” quando o dermatoscópico utilizado NÃO possui um processador eletrônico da imagem. Ou seja, o médico vê somente através das lentes do aparelho. Geralmente, a ampliação da imagem é de até 20 X. É possível acoplar uma câmera fotográfica em alguns dermatoscópios convencionais.

Já na dermatoscopia “digital”, o aparelho é uma microcâmera onde um computador processa a imagem e a leva para uma tela de computador. A ampliação pode chegar até 70 X, em alta resolução. Com estes aparelhos, a imagem pode ser gravada no computador e, consequentemente, pode ser utilizada para realizar uma comparação no futuro.


Até a próxima pergunta!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Cassia Cristina Silvestrini, 46 anos, terapeuta transpessoal e paciente de melanoma
Blog

Cassia Cristina Silvestrini

A terapeuta transpessoal Cassia Cristina Silvestrini, 46 anos, nunca se preocupou muito com uma pinta esquisita no braço direito. No entanto,  um esbarrão na porta

Blog

O que é dermatite atópica?

Em 23 de setembro, comemoramos o Dia Nacional da Conscientização da Dermatite Atópica. Popularmente conhecida como eczema, a dermatite atópica é uma doença cutânea crônica

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2020 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X