Doutor, qual a diferença entre a DERMATOSCOPIA DIGITAL e a DERMATOSCOPIA CONVENCIONAL?

Doutor:

Primeiramente, é preciso entender o que é a dermatoscopia. 

A dermatoscopia (datada desde o século XVII) é um método utilizado para visualizar uma lesão de pele através de lentes de aumento. Isso possibilita a visualização de elementos e estruturas que não conseguiríamos ver a olho nu. Dependendo das características presentes, elas podem indicar possíveis lesões malignas (câncer de pele). O aparelho usado para a realização da dermatoscopia é o dermatoscópio. 

A dermatoscopia é considerada “convencional” quando o dermatoscópico utilizado NÃO possui um processador eletrônico da imagem. Ou seja, o médico vê somente através das lentes do aparelho. Geralmente, a ampliação da imagem é de até 20 X. É possível acoplar uma câmera fotográfica em alguns dermatoscópios convencionais.

Já na dermatoscopia “digital”, o aparelho é uma microcâmera onde um computador processa a imagem e a leva para uma tela de computador. A ampliação pode chegar até 70 X, em alta resolução. Com estes aparelhos, a imagem pode ser gravada no computador e, consequentemente, pode ser utilizada para realizar uma comparação no futuro.


Até a próxima pergunta!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter