Doutor:
Primeiramente, é preciso entender o que é a dermatoscopia.
A dermatoscopia (datada desde o século XVII) é um método utilizado para visualizar uma lesão de pele através de lentes de aumento. Isso possibilita a visualização de elementos e estruturas que não conseguiríamos ver a olho nu. Dependendo das características presentes, elas podem indicar possíveis lesões malignas (câncer de pele). O aparelho usado para a realização da dermatoscopia é o dermatoscópio.
A dermatoscopia é considerada “convencional” quando o dermatoscópico utilizado NÃO possui um processador eletrônico da imagem. Ou seja, o médico vê somente através das lentes do aparelho. Geralmente, a ampliação da imagem é de até 20 X. É possível acoplar uma câmera fotográfica em alguns dermatoscópios convencionais.
Já na dermatoscopia “digital”, o aparelho é uma microcâmera onde um computador processa a imagem e a leva para uma tela de computador. A ampliação pode chegar até 70 X, em alta resolução. Com estes aparelhos, a imagem pode ser gravada no computador e, consequentemente, pode ser utilizada para realizar uma comparação no futuro.
Até a próxima pergunta!

Eu Senti na Pele
Carine Santana
Carine Santana, 28 anos, de Vitória (ES), nunca tinha ouvido falar em melanoma. Foi uma grande surpresa para quando Maria Clara, sua filha de 8