De que forma eu posso acompanhar a minha pele e pintas?

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Doutor:

Sim, é muito importante que você conheça as formas possíveis de acompanhamento da pele e pintas.

Infelizmente, ainda não há um exame de sangue ou uma máquina que ao apertar de um botão, nos dê o resultado se uma pessoa tem ou não um melanoma.

Portanto, nos dias atuais, há três formas de se fazer um acompanhamento da pele e pintas, que são:

1. Auto-exame da pele e pintas: você, com a ajuda de um espelho de mão, deve observar as pintas que possui no corpo. A regra do ABCDE (já mencionado em posts anteriores) é útil nesta situação. Você pode tirar fotos de partes do seu corpo para poder fazer comparações no futuro. Este auto-exame deve ser feito periodicamente, pelo menos 1 vez ao mês. 

2. Ir ao médico dermatologista: periodicamente (a cada 6 meses), vá ao médico dermatologista para um check-up dermatológico. Assim, suas pintas são avaliadas através de lupas especiais (dermatoscópios) por um profissional da área. É importante que você diga ao médico se você percebeu alguma pinta nova ou que vem se modificando nos últimos meses.

3. Mapeamento Corporal Total e Dermatoscopia Digitais: exame cujo princípio é uma documentação fotográfica da pele e das pintas, de forma organizada. Assim, a pele e as pintas são registradas com imagens de alta resolução, permitindo avaliar se uma pinta é nova ou se uma pinta está se modificando, além de permitir a visualização de elementos na pinta que podem torná-la suspeita de malignidade. Este exame também deve ser realizado a cada 6 meses.


Até a próxima pergunta!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

A psicóloga Ana Paula Cervi sentiu na pele o melanoma, câncer de pele mais perigoso
Blog

Ana Paula Cervi Colling

No ano passado, a psicóloga Ana Paula Cervi Colling descobriu que uma pinta na coxa esquerda, diferente de todas as outras que tinha, não era

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2021 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X