Doutor:
Sim, é muito importante que você conheça as formas possíveis de acompanhamento da pele e pintas.
Infelizmente, ainda não há um exame de sangue ou uma máquina que ao apertar de um botão, nos dê o resultado se uma pessoa tem ou não um melanoma.
Portanto, nos dias atuais, há três formas de se fazer um acompanhamento da pele e pintas, que são:
1. Auto-exame da pele e pintas: você, com a ajuda de um espelho de mão, deve observar as pintas que possui no corpo. A regra do ABCDE (já mencionado em posts anteriores) é útil nesta situação. Você pode tirar fotos de partes do seu corpo para poder fazer comparações no futuro. Este auto-exame deve ser feito periodicamente, pelo menos 1 vez ao mês.
2. Ir ao médico dermatologista: periodicamente (a cada 6 meses), vá ao médico dermatologista para um check-up dermatológico. Assim, suas pintas são avaliadas através de lupas especiais (dermatoscópios) por um profissional da área. É importante que você diga ao médico se você percebeu alguma pinta nova ou que vem se modificando nos últimos meses.
3. Mapeamento Corporal Total e Dermatoscopia Digitais: exame cujo princípio é uma documentação fotográfica da pele e das pintas, de forma organizada. Assim, a pele e as pintas são registradas com imagens de alta resolução, permitindo avaliar se uma pinta é nova ou se uma pinta está se modificando, além de permitir a visualização de elementos na pinta que podem torná-la suspeita de malignidade. Este exame também deve ser realizado a cada 6 meses.
Até a próxima pergunta!
De Olho no Melanoma Uveal
Entre os meses de março e maio de 2024, o