Congresso mantém veto ao Projeto Sim para a Quimio Oral

Compartilhar está publicação

Em Sessão Plenária realizada ontem, 8 de fevereiro, o Congresso Nacional decidiu manter o veto do Presidente da República ao Projeto de Lei 6330/2019, popularmente conhecido como Projeto Sim para a Quimio Oral.

O Projeto Sim para a Quimio Oral facilitaria o acesso dos usuários de plano de saúde ao tratamento com antineoplásicos de uso oral. Determinava a disponibilização desses medicamentos pelos planos de saúde assim que houvesse autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), dispensando a necessidade de nova avaliação pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Ao retirar a obrigatoriedade de avaliação pela ANS, o Projeto de Lei tornaria mais ágil o acesso aos medicamentos por pacientes oncológicos. Na maioria das vezes, eles não podem aguardar os delongados tramites para aprovação dos antineoplásicos pelas duas Agências Reguladoras.

Infelizmente, o Projeto de Lei foi vetado pelo Presidente da República e o veto foi mantido pelo Congresso Nacional, frustrando a expectativa de milhares de pacientes usuários de planos de saúde.

Ë importante ressaltar que a situação dos usuários de plano de saúde permanece como está atualmente É obrigatória a avaliação tanto pela ANVISA quanto pela ANS para que os planos de saúde sejam obrigados a custear tratamento com antineoplásicos de uso oral.

A relação dos parlamentares que votaram NÃO AO VETO – para aprovar o Projeto de Lei, ou SIM AO VETO – para rejeitar o Projeto de Lei, pode ser encontrada aqui.  

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Carine Santa a e sua filha, MAria Clara, paciente de melanoma
Eu Senti na Pele

Carine Santana

Carine Santana, 28 anos, de Vitória (ES),  nunca tinha ouvido falar em melanoma. Foi uma grande surpresa para quando Maria Clara, sua filha de 8

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2023 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter