Congresso mantém veto ao Projeto Sim para a Quimio Oral

Compartilhar está publicação

Em Sessão Plenária realizada ontem, 8 de fevereiro, o Congresso Nacional decidiu manter o veto do Presidente da República ao Projeto de Lei 6330/2019, popularmente conhecido como Projeto Sim para a Quimio Oral.

O Projeto Sim para a Quimio Oral facilitaria o acesso dos usuários de plano de saúde ao tratamento com antineoplásicos de uso oral. Determinava a disponibilização desses medicamentos pelos planos de saúde assim que houvesse autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), dispensando a necessidade de nova avaliação pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Ao retirar a obrigatoriedade de avaliação pela ANS, o Projeto de Lei tornaria mais ágil o acesso aos medicamentos por pacientes oncológicos. Na maioria das vezes, eles não podem aguardar os delongados tramites para aprovação dos antineoplásicos pelas duas Agências Reguladoras.

Infelizmente, o Projeto de Lei foi vetado pelo Presidente da República e o veto foi mantido pelo Congresso Nacional, frustrando a expectativa de milhares de pacientes usuários de planos de saúde.

Ë importante ressaltar que a situação dos usuários de plano de saúde permanece como está atualmente É obrigatória a avaliação tanto pela ANVISA quanto pela ANS para que os planos de saúde sejam obrigados a custear tratamento com antineoplásicos de uso oral.

A relação dos parlamentares que votaram NÃO AO VETO – para aprovar o Projeto de Lei, ou SIM AO VETO – para rejeitar o Projeto de Lei, pode ser encontrada aqui.  

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2022 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X