Pesquisar
Close this search box.

Presidente veta Projeto de Lei 6330/19

Compartilhar está publicação

O Presidente da República vetou ontem, 20 de julho de 2021,  o Projeto de Lei 6330/19, conhecido popularmente como SIM PARA QUIMIO ORAL.
 
O Projeto de Lei 6330/19 obrigava as operadoras de saúde a fornecer medicamentos antineoplásicos de uso oral para pacientes oncológicos, assim que eles fossem aprovados pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dispensada a previsão de que tais procedimentos fossem também autorizados pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.
 
A atual necessidade de aprovação pelas duas agências regulatórias – ANVISA e ANS – demanda muito tempo e prejudica o tratamento de pacientes. Ao retirar a obrigatoriedade de aprovação pela ANS, o Projeto de lei tornaria mais rápido o acesso aos tratamentos pelos usuários de plano de saúde.
 
O argumento usado pelo governo para o veto é que o projeto de lei poderia comprometer o mercado dos planos de saúde por não observar aspectos como “previsibilidade”, “transparência” e “segurança jurídica”.
 
Além disso, o Executivo afirma que o texto poderia “criar discrepâncias no tratamento das tecnologias e, consequentemente, no acesso dos beneficiários ao tratamento de que necessitam, privilegiando os pacientes acometidos por doenças oncológicas” e “o inevitável repasse desses custos adicionais aos consumidores, de modo a encarecer, ainda mais, os planos de saúde, além de trazer riscos à manutenção da cobertura privada aos atuais beneficiários, particularmente os mais pobres”.
 
O projeto de lei vetado, agora retorna ao Congresso Nacional que poderá, após votação, derrubar ou manter o veto presidencial.
 
Nós, do Instituto Melanoma Brasil,  solidarizamos com todos os pacientes prejudicados pelo veto presidencial, e continuamos a nossa luta junto ao Congresso Nacional para modificar a situação atual.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter