Presidente veta Projeto de Lei 6330/19

Compartilhar está publicação

O Presidente da República vetou ontem, 20 de julho de 2021,  o Projeto de Lei 6330/19, conhecido popularmente como SIM PARA QUIMIO ORAL.
 
O Projeto de Lei 6330/19 obrigava as operadoras de saúde a fornecer medicamentos antineoplásicos de uso oral para pacientes oncológicos, assim que eles fossem aprovados pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dispensada a previsão de que tais procedimentos fossem também autorizados pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.
 
A atual necessidade de aprovação pelas duas agências regulatórias – ANVISA e ANS – demanda muito tempo e prejudica o tratamento de pacientes. Ao retirar a obrigatoriedade de aprovação pela ANS, o Projeto de lei tornaria mais rápido o acesso aos tratamentos pelos usuários de plano de saúde.
 
O argumento usado pelo governo para o veto é que o projeto de lei poderia comprometer o mercado dos planos de saúde por não observar aspectos como “previsibilidade”, “transparência” e “segurança jurídica”.
 
Além disso, o Executivo afirma que o texto poderia “criar discrepâncias no tratamento das tecnologias e, consequentemente, no acesso dos beneficiários ao tratamento de que necessitam, privilegiando os pacientes acometidos por doenças oncológicas” e “o inevitável repasse desses custos adicionais aos consumidores, de modo a encarecer, ainda mais, os planos de saúde, além de trazer riscos à manutenção da cobertura privada aos atuais beneficiários, particularmente os mais pobres”.
 
O projeto de lei vetado, agora retorna ao Congresso Nacional que poderá, após votação, derrubar ou manter o veto presidencial.
 
Nós, do Instituto Melanoma Brasil,  solidarizamos com todos os pacientes prejudicados pelo veto presidencial, e continuamos a nossa luta junto ao Congresso Nacional para modificar a situação atual.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos.
Eu Senti na Pele

Ana Luiza Penha

  A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos. Veja o que ela conta sobre

Eu Senti na Pele

Isabella Xavier

Isabella Xavier notou que uma pinta parecia inflamada, mas nunca imaginou que pudesse ser um melanoma invasivo. Estudante de Medicina, ela conhecia bem a doença

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2023 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter