Pesquisar
Close this search box.

Como cuidar da cicatriz de um câncer de pele?

Compartilhar está publicação

O processo de cicatrização após a remoção cirúrgica de um câncer de pele pode levar algum tempo, que varia conforme o tipo e a localização do tumor e a terapêutica realizada.  Ele pode ser dividido em  três fases:

  1. Fase inflamatória: nesta fase, que se inicia imediatamente após a cirurgia e pode durar alguns meses, a cicatriz tem coloração avermelhada e pode apresentar edema, prurido e dor.
  2. Fase proliferativa: a ferida adquire uma coloração rosada nesta fase, que pode se prolongar por alguns meses.
  3. Fase de reparo: na última etapa, que normalmente se conclui 12 meses após a cirurgia, o processo se completa, a cicatriz está madura e vai aos poucos alterando sua tonalidade, passando para o rosa claro e, em posteriormente, para o branco.

O médico informará as medidas necessárias para cuidar da cicatriz no pós-operatório, e você deve seguir todas as recomendações e informá-lo caso haja qualquer anormalidade.

 Sendo o câncer de pele majoritariamente causado pela exposição solar,  proteja muito bem a cicatriz e toda a área tratada dos raios ultravioletas.  Evite se expor ao sol enquanto estiver com o curativo e, quando for inevitável, procure usar barreiras físicas de proteção, como roupas com FPS, sombrinhas, bonés etc.

Quando a cicatrização estiver concluída, não deixe de passar uma generosa camada de filtro solar com FPS 50, no mínimo, sempre que sair ao ar livre, e permanecer usando as barreiras físicas de proteção anteriormente mencionadas. Não se esqueça de hidratar constantemente a região, com os produtos indicados pelo médico.

Importante: jamais faça uma tatuagem sobre uma cicatriz de melanoma ou qualquer outro tipo de câncer de pele.  A avaliação da cicatriz faz parte do seguimento dos pacientes, pois o tumor pode surgir novamente em suas bordas, e qualquer procedimento que altere sua aparência compromete seriamente o acompanhamento médico. O mesmo vale para procedimentos de remoção a laser – eles não podem ser feitos.

 Mas o que fazer se a cicatriz de um câncer de pele trouxer desconforto estético? Você pode disfarçá-la usando cosméticos (bases, corretivos etc.), roupas ou acessórios, mas nunca alterando sua forma com tatuagens ou procedimentos estéticos. E, se possível,  tente aceitar as cicatrizes tais como elas são. As marcas do tratamento podem e devem ser motivo de muito orgulho!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter