Combinação de terapias alvo pode aumentar sobrevida do melanoma, diz estudo

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
O uso combinado das terapias alvo dabrafenibe e trametinibe demonstrou impacto favorável no tratamento de pacientes de melanoma avançado,  segundo um novo estudo publicado no New England Journal of Medicine e apresentado durante a última edição do Congresso Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), realizado no começo do mês em Chicago. 

No trabalho, que reuniu os dados de dois estudos, COMBI-d e COMBI-v, foi avaliada a eficácia da combinação de dabrafenibe e trametinibe em pacientes não previamente tratados com um alvo específico, a mutação do gene BRAF. A combinação dos medicamentos resultou no aumento aumento na proporção de pacientes sem progressão e aumento da sobrevida nos pacientes estudados, com mais de um terço dos pacientes vivos após 5 anos.   
 
Dr. Rodrigo Munhoz, oncologista clínico e integrante do Comitê Científico do Instituto Melanoma Brasil, afirma que os resultados  são animadores. “Os quase 35% de pacientes com mutação do BRAF vivos após cinco anos são muito diferentes do padrão histórico, que ficava entre 5 e 10%, e se aproxima do padrão verificado na imunoterapia, que oscila de 35 a 40%”, afirma ele. “Isso mostra que pacientes tratados com terapia alvo também podem ter benefícios no longo prazo. A combinação dos medicamentos pode ser uma nova alternativa para permitir que os pacientes vivam mais”, finaliza o médico.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

A psicóloga Ana Paula Cervi sentiu na pele o melanoma, câncer de pele mais perigoso
Blog

Ana Paula Cervi Colling

No ano passado, a psicóloga Ana Paula Cervi Colling descobriu que uma pinta na coxa esquerda, diferente de todas as outras que tinha, não era

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2021 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X