Doenças benignas podem se parecer com o câncer de pele?

Compartilhar está publicação

Existem algumas doenças de pele não neoplásicas que podem ser parecidas com o câncer de pele não melanoma e, assim, confundir o paciente, como a psoríase, os eczemas e a rosácea. Em comum elas têm o fato de serem doenças que apresentam manchas avermelhadas, com ou sem descamação, cada uma com características específicas. 

PSORÍASE – doença inflamatória crônica que pode provocar placas avermelhadas, que surgem com mais frequência no couro cabeludo, cotovelos, joelhos, mãos e unhas, mas também podem aparecer em outras regiões do corpo e acometer a pele de forma generalizada.  Podem ter algum prurido (coceira).

 

ECZEMAS –  irritação cutânea que pode causar diferentes tipos de lesões avermelhadas, geralmente com prurido local. Os eczemas podem ser de contato, seborreicos e atópicos, entre outras.

 

ROSÁCEA – doença que causa vermelhidão na face, podendo apresentar pápulas e pústulas. Geralmente piora com ingestão de líquidos quentes, bebidas alcoólicas, condimentos e exposição ao sol ou calor.

 

Quando devemos ficar alertas?

Muita atenção a manchas avermelhadas persistentes, que não melhoram mesmo após o tratamento das condições benignas, bem como a feridas que não cicatrizam. Muitas vezes um câncer de pele não melanoma surge com a aparência de uma “espinha” que não cicatriza, aumenta de tamanho e  apresenta ulceração central. Em casos de manchas ou lesões suspeitas, não deixe de consultar um médico para esclarecer dúvidas e confirmar o diagnóstico.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos.
Eu Senti na Pele

Ana Luiza Penha

  A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos. Veja o que ela conta sobre

Eu Senti na Pele

Isabella Xavier

Isabella Xavier notou que uma pinta parecia inflamada, mas nunca imaginou que pudesse ser um melanoma invasivo. Estudante de Medicina, ela conhecia bem a doença

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2023 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter