Carcinoma espinocelular, um dos tumores cutâneos mais frequentes

Compartilhar está publicação

O carcinoma espinocelular é o segundo tipo de câncer de pele mais comum, respondendo por 15 a 20% dos casos de tumores cutâneos não-melanoma. Sua origem está nas células escamosas, localizadas na epiderme.
 
O carcinoma espinocelular pode surgir em qualquer região do corpo, porém é mais frequente em áreas expostas ao sol, como rosto, pescoço, couro cabeludo, orelhas e mãos. Normalmente, tem a aparência de uma ferida que não cicatriza, podendo haver descamação, formação de crostas e vazamento de líquidos. Também pode se desenvolver a partir de ceratoses actínicas.
 
O principal fator de risco é a exposição ao sol e a ocorrência prévia de queimaduras. Outros fatores são o histórico familiar ou pessoal da doença, bem como os tons de pele, olhos e cabelos claros. O tumor é mais comum a partir da sexta década de vida, em pacientes do sexo masculino, mas pode acometer pessoas de qualquer sexo ou faixa etária.
 
O carcinoma espinocelular tem mais risco de metástase que o carcinoma basocelular, e pode atingir outros órgãos caso não seja removido. No entanto, apresenta excelente prognóstico quando diagnosticado e tratado em estágios iniciais. O tratamento exige a remoção cirúrgica do tumor. Em alguns casos, o tratamento pode ser complementando com cirurgia micrográfica de Mohs, radioterapia e criocirurgia. Estágios mais avançados podem exigir também quimioterapia.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Carine Santa a e sua filha, MAria Clara, paciente de melanoma
Eu Senti na Pele

Carine Santana

Carine Santana, 28 anos, de Vitória (ES),  nunca tinha ouvido falar em melanoma. Foi uma grande surpresa para quando Maria Clara, sua filha de 8

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2023 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter