Saiba mais sobre o melanoma nodular

Compartilhar está publicação

O melanoma nodular é o segundo subtipo mais frequente. Embora seja responsável por  aproximadamente 15% dos casos, provoca a maioria das mortes decorrentes da neoplasia, por ser o subtipo mais agressivo e ter rápida evolução.  

Mais comum entre homens maiores de 50 anos, se desenvolve principalmente no rosto, tronco e pescoço. Atinge com mais frequência pacientes de pele mais clara (fototipos 1 e 2), mas também pode se desenvolver em fototipos mais elevados e em afrodescendentes. Os principais fatores de risco são:

  • Idade elevada
  • Histórico prévio de melanoma invasivo ou in situ
  • Presença de muitas pintas pelo corpo
  • Presença de mais de cinco nevos atípicos pelo corpo

Em geral, o melanoma nodular tem forma arredondada e elevada, semelhante a uma pinta, porém de tamanho maior. Tem coloração preta ou azulada. Em alguns casos, a lesão não é pigmentada.

Ulcerações e hemorragias são frequentes, fazendo com que o tumor seja confundido com lesões vasculares ou mesmo outros tipos de câncer de pele. Assim, o diagnóstico diferencial tem grande importância. Normalmente, o diagnóstico clínico é sucedido pela dermatoscopia e biópsia excisional.

O melanoma nodular tem um prognóstico pior quando comparado ao melanoma extensivo superficial, pois tem mais tendência a apresentar crescimento vertical e mais chances de se espalhar para outros órgãos, mesmo em estágios iniciais. Descobrir a doença precocemente é para aumentar as chances de sucesso no tratamento.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Carine Santa a e sua filha, MAria Clara, paciente de melanoma
Eu Senti na Pele

Carine Santana

Carine Santana, 28 anos, de Vitória (ES),  nunca tinha ouvido falar em melanoma. Foi uma grande surpresa para quando Maria Clara, sua filha de 8

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2023 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter