Qual o melhor filtro solar para pacientes de melasma?

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
O melasma se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comuns no rosto, mas que podem ocorrer em qualquer parte do corpo. É uma dermatose pigmentar decorrente da concentração de melanina, o pigmento que dá cor á pele.
Mais frequente em mulheres de 20 a 50 anos, o melasma pode ocasionalmente surgir em homens. Não tem uma causa única definida, mas está associado à gravidez, ao uso de alguns anticoncepcionais e, principalmente, exposição aos raios ultravioletas.
Pacientes que têm melasma precisam reforçar a fotoproteção para evitar o surgimento de novas manchas ou a piora das já existentes. É importante usar filtro solar com FPS 30, no mínimo, todos os dias, e reaplicá-lo a cada duas ou três horas, inclusive quando estiver dentro de casa.
Na hora de escolher o protetor, o ideal é optar por um filtro solar com cor. Além da proteção química, o produto oferece também a proteção física, pois o pigmento presente em sua formulação inibe de maneira mais eficaz o escurecimento das manchas. O filtro pigmentado também é a melhor opção para proteger a pele da radiação emitida por tablets, celulares e outros equipamentos eletrônicos. Embora não cause câncer de pele, esse tipo de radiação pode agravar o melasma.
A imagem pode conter: texto que diz "QUESTÃO DE PELE Dra. Ana Cristina Guimarães Martins Dermatologista CRM 16648 PR Qual é O melhor filtro solar para os pacientes de melasma? MELANOMA BRASIL"
 
 
 
 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Não é só o paciente que sente na pele o melanoma. A médica Camilla Oliari conta como a história de sua avó, Dona Yvone, paciente de melanoma metastático, modificou sua vida e suas escolhas.
Blog

Camilla Oliari

Como sempre falamos aqui, não é apenas o paciente que sente o melanoma na pele. Aos 9 anos, Camilla Oliari viveu a difícil experiência de

Tereza de Fátima e Silva descobriu o melanoma em estágio inicial.
Blog

Tereza de Fátima e Silva

A Tereza de Fátima e Silva vive em São Bento do Sapucaí, no interior e São Paulo, e trabalha como costureira. Alguns anos atrás, ela

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2021 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X