Qual o melhor filtro solar para pacientes de melasma?

O melasma se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comuns no rosto, mas que podem ocorrer em qualquer parte do corpo. É uma dermatose pigmentar decorrente da concentração de melanina, o pigmento que dá cor á pele.
Mais frequente em mulheres de 20 a 50 anos, o melasma pode ocasionalmente surgir em homens. Não tem uma causa única definida, mas está associado à gravidez, ao uso de alguns anticoncepcionais e, principalmente, exposição aos raios ultravioletas.
Pacientes que têm melasma precisam reforçar a fotoproteção para evitar o surgimento de novas manchas ou a piora das já existentes. É importante usar filtro solar com FPS 30, no mínimo, todos os dias, e reaplicá-lo a cada duas ou três horas, inclusive quando estiver dentro de casa.
Na hora de escolher o protetor, o ideal é optar por um filtro solar com cor. Além da proteção química, o produto oferece também a proteção física, pois o pigmento presente em sua formulação inibe de maneira mais eficaz o escurecimento das manchas. O filtro pigmentado também é a melhor opção para proteger a pele da radiação emitida por tablets, celulares e outros equipamentos eletrônicos. Embora não cause câncer de pele, esse tipo de radiação pode agravar o melasma.
A imagem pode conter: texto que diz "QUESTÃO DE PELE Dra. Ana Cristina Guimarães Martins Dermatologista CRM 16648 PR Qual é O melhor filtro solar para os pacientes de melasma? MELANOMA BRASIL"
 
 
 
 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter