Pacientes com melanoma avançado estão sem acesso a medicamentos de imunoterapia no SUS

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Em agosto de 2020, o Ministério da Saúde incorporou os medicamentos Nivolumabe e Pembrolizumabe ao rol de tratamentos para pacientes com melanoma avançado no SUS.

Mas o que seria uma boa notícia para pessoas com melanoma e familiares, tem sido na verdade um grande transtorno. Isso porque a Rede Pública de saúde não recebeu até agora nenhum dos medicamentos aprovados.

De acordo com a advogada e Vice-Presidente do Instituto Melanoma Brasil Carla de Santis Gil Fernandes, por Lei, após a incorporação, o Ministério da Saúde teria um prazo de seis meses para fazer com que esses medicamentos chegassem aos pacientes tratados pelo Sistema Público de Saúde. No entanto, a data limite se esgotou em fevereiro de 2021 e até agora os remédios não estão disponíveis em nenhum hospital da rede pública do país.

Ou seja: há mais de 450 dias pacientes com melanoma avançado aguardam pelos imunoterápicos que deveriam estar disponíveis nos Hospitais Públicos do País. 

Tanto a imunoterapia quanto a terapia-Alvo são tratamentos capazes de controlar o avanço do melanoma, e  até mesmo promover a cura em alguns casos.

“A gente está perdendo pacientes, porque eles estão sem tratamento no SUS. Esses remédios deveriam estar em todos os hospitais da Rede Pública de saúde, mas não estão”, diz a advogada.
O câncer melanoma não espera. Os pacientes querem viver! Onde estão os medicamentos que por direito deveriam ser destinados aos pacientes do SUS?

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2022 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X