Fabio Mastros, paciente de melanoma e voluntário do Instituto Melanoma Brasil

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A informação é uma aliada fundamental e importante na prevenção do melanoma e outros tipos de câncer de pele, e posso garantir que entendo bem disso! Meu nome é Fábio Lins Mastros, tenho 45 anos. Moro em Santos, no litoral de São Paulo, mas fui criado em São Vicente, cidade vizinha que também tem praias e clima maravilhosos.  Desde pequeno a praia e o sol fazem parte da minha rotina,  assim como o surfe, o futebol e o tênis de praia (mini tênis).

Porém, naquela época não tínhamos os cuidados necessários e, após anos de exposição solar, em 1999 descobri meu primeiro câncer de pele, um carcinoma basocelular no ombro. Fui submetido a uma cirurgia e, alguns anos depois, tive outro carcinoma, dessa vez na testa, e precisei fazer outra remoção cirúrgica. Todavia, àquela altura já estava bem informado sobre a exposição segura ao sol, mantinha o acompanhamento médico em dia e fazia regularmente o autoexame da pele.

Melanoma

No entanto, como os efeitos da radiação ultravioleta são cumulativos, mesmo com os cuidados redobrados, em 2014 onde minha esposa, que me ajudava com o autoexame, percebeu uma pinta estranha em minhas costas.  Logo fui ao dermatologista e, na primeira consulta, o médico me tranquilizou bastante e até deu risada, dizendo que não era nada.  Um ano depois, percebi que a pinta estava um pouco maior. Procurei ajuda médica, desta vez com outro profissional.  O dermatologista examinou a pinta e também disse que não havia nada perigoso. Mais uma vez voltei para casa tranquilo, mas sempre intensificando os cuidados com a pele. Afinal… A informação é uma aliada fundamental e importante na prevenção!

Em 2016, mais ou menos um ano após essa última consulta, tive uma alergia. Minha esposa sugeriu que eu fosse a um novo dermatologista resolver o assunto e aproveitasse para mostrar a pinta. Marquei um terceiro dermatologista.  Ele olhou a minha pinta, que àquela altura já estava com quase 1,5 cm de diâmetro e disse que aparentemente estava tudo bem, mas que enviaria um fragmento para biópsia para se certificar. Fiquei nervoso. Afinal, os dois outros médicos sempre tinham me tranquilizado muito. Fiz a coleta da amostra naquele momento.

Após um mês o resultado saiu, bem no dia do meu aniversário…. A biópsia  constatou o melanoma. Perdi o chão! Rapidamente agendei a cirurgia para retirada total da lesão, que foi submetida a um novo exame.  Um mês depois, o resultado final saiu com as mesmas características da primeira biópsia, demostrando ser um câncer superficial e com índices importantes zerados. Eu deveria manter o acompanhamento médico regular e seguir a vida…. com algumas “pequenas” cicatrizes e grandes aprendizados!

Aprendizados

Sempre precisamos no proteger e fazer o autoexame da pele e, principalmente, consultar um dermatologista quando necessário. Seja persistente, investigue e não desanime!

A informação é uma aliada fundamental e importante na prevenção do melanoma e na detecção precoce.  Hoje tenho a oportunidade aprender sobre os cuidados e as novas possibilidades de tratamento, que me fortalecem e garantem mais segurança e tranquilidade.

Por fim, agradeço a oportunidade e também o apoio e carinho do Instituto Melanoma Brasil, onde posso dar uma pequena e modesta contribuição na minha região, participando de eventos com apoio de parceiros e amigos conscientizando as pessoas sobre a prevenção da doença.

 

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Encontro Jornada do Paciente com Melanoma

Da descoberta de um sinal suspeito de melanoma à confirmação do diagnóstico  e início do tratamento, o caminho percorrido pelo paciente tem diferentes etapas, cada

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2020 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X