Ex-miss universo desmistifica tratamento de melanoma metastático nas redes sociais

Compartilhar está publicação

A portorriquenha Dayanara Torres, 45 anos, eleita miss Universo em 1993, usou seu Instagram recentemente para comentar sobre o tratamento de melanoma metastático pelo qual está passando. A atriz e modelo tem 1,3 milhão de seguidores na mídia social.

Em postagem do último dia 4, Dayanara, que está em um hospital, com aparência tranquila e feliz, conta que fez duas cirurgias e que o tratamento está previsto para terminar em março de 2020. O diagnóstico da doença ocorreu em 2019.

“É muito importante que figuras públicas falem abertamente sobre suas enfermidades, o que ajuda a ampliar a conscientização e a derrubar preconceitos”, afirma Rebecca Montanheiro, presidente do Instituto Melanoma Brasil.

O melanoma é o tipo de câncer de pele mais grave, pois pode se espalhar para outros órgãos (metástase) e levar à morte. Por isso, é importante que todos estejam atentos a sinais que possam levar a um diagnóstico precoce, como aparecimento de manchas e pintas dolorosas, assimétricas e que sangram – além do autoexame, é fundamental que um médico especialista seja consultado.

A prevenção ao melanoma e a todos os tipos de câncer de pele deve ser feita ao longo de toda a vida, o que envolve usar protetor solar todos os dias, vestir roupas adequadas e chapéus e evitar exposição ao sol (principalmente das 10h às 16h). Neste mês, é realizado em todo o Brasil o Dezembro Laranja, campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia que reforça a divulgação sobre os cuidados com a pele.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos.
Eu Senti na Pele

Ana Luiza Penha

  A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos. Veja o que ela conta sobre

Eu Senti na Pele

Isabella Xavier

Isabella Xavier notou que uma pinta parecia inflamada, mas nunca imaginou que pudesse ser um melanoma invasivo. Estudante de Medicina, ela conhecia bem a doença

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2023 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter