Minha biópsia diz que há um infiltrado linfocitário, o que é isso?

Compartilhar está publicação

Doutor:

Os linfócitos são células do nosso sistema imune que identificam células / agentes estranhos ao nosso corpo e produzem anticorpos contra eles. Os principais linfócitos são os do “tipo T” e “tipo B”.

O infiltrado linfocitário (também chamado de inflamatório) presente no Melanoma significa que o médico patologista que examinou a sua biópsia no microscópio visualizou linfócitos associados às células do Melanoma. 

Isso significa que o seu organismo conseguiu identificar as células do Melanoma como sendo estranhas ao seu organismo. Portanto, a presença do infiltrado linfocitário deve ser considerado algo melhor do que se não houvesse (ausente). 

Entretanto, nem todos os infiltrados linfocitários são iguais. Existem tipos:

– peritumoral ou intra-tumoral
– intra-tumoral difuso ou intra-tumoral focal
– por linfócitos T ou linfócitos B

Aqueles que apresentam melhores prognósticos são os infiltrados linfocitários peritumoral, intra-tumoral difuso, por linfócitos T. 

Por outro lado, os infiltrados linfocitários que estão associados a um risco maior de recidiva e/ou metástases: intra-tumoral focal, por linfócitos B

Apesar da sua dúvida ser importante, devemos lembrar que os principais fatores a serem avaliados no laudo de biópsia são:

– Tipo do Melanoma
– índice de Breslow
– Índice mitótico
– Ulceração

Esses itens possuem uma relevância para determinar o prognóstico do Melanoma muito maior do que a avaliação do infiltrado linfocitário.

Até a próxima pergunta!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Carine Santa a e sua filha, MAria Clara, paciente de melanoma
Eu Senti na Pele

Carine Santana

Carine Santana, 28 anos, de Vitória (ES),  nunca tinha ouvido falar em melanoma. Foi uma grande surpresa para quando Maria Clara, sua filha de 8

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2023 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter