Doutor, após ter encerrado o meu tratamento do melanoma, com que frequência devo fazer o acompanhamento médico?

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Doutor:

Agora que completamos o tratamento do melanoma, será necessário um acompanhamento periódico para você ser examinada e verificar se está tudo em ordem.

Nos próximos 5 anos, você deve vir se consultar a cada 3 meses. Após estes 5 anos, o acompanhamento será a cada 12 meses. 

Dependendo de cada caso e do estágio do melanoma, essa frequência pode mudar.

Então, a cada 3 meses, em consulta médica, você vai me dizer se está sentindo algo diferente e eu vou lhe fazer algumas perguntas direcionadas, tudo para verificar se há algum sintoma que pode estar relacionado ao melanoma. Além disso, vou lhe examinar e checar se há algum sinal de volta da doença.

Novamente, dependendo do estágio do melanoma, vou lhe solicitar alguns exames de imagem, principalmente. Tudo vai depender da nossa conversa, exame físico e do estágio do seu melanoma que foi tratado.

O mais importante que você deve ter em mente: todo melanoma pode voltar (recidivar). Alguns têm uma chance maior; outros, menor. Portanto, é de extrema importância que você vá periodicamente ao médico para se consultar (de preferência com o mesmo médico que lhe tratou).

Até a próxima pergunta!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2020 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X