Pesquisar
Close this search box.

Doutor, após ter encerrado o meu tratamento do melanoma, com que frequência devo fazer o acompanhamento médico?

Compartilhar está publicação

Doutor:

Agora que completamos o tratamento do melanoma, será necessário um acompanhamento periódico para você ser examinada e verificar se está tudo em ordem.

Nos próximos 5 anos, você deve vir se consultar a cada 3 meses. Após estes 5 anos, o acompanhamento será a cada 12 meses. 

Dependendo de cada caso e do estágio do melanoma, essa frequência pode mudar.

Então, a cada 3 meses, em consulta médica, você vai me dizer se está sentindo algo diferente e eu vou lhe fazer algumas perguntas direcionadas, tudo para verificar se há algum sintoma que pode estar relacionado ao melanoma. Além disso, vou lhe examinar e checar se há algum sinal de volta da doença.

Novamente, dependendo do estágio do melanoma, vou lhe solicitar alguns exames de imagem, principalmente. Tudo vai depender da nossa conversa, exame físico e do estágio do seu melanoma que foi tratado.

O mais importante que você deve ter em mente: todo melanoma pode voltar (recidivar). Alguns têm uma chance maior; outros, menor. Portanto, é de extrema importância que você vá periodicamente ao médico para se consultar (de preferência com o mesmo médico que lhe tratou).

Até a próxima pergunta!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter