Doutor, o que é um Melanoma do tipo EXTENSIVO SUPERFICIAL?

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Doutor:

Cerca de 70% dos melanomas são do tipo Extensivo Superficial, o que faz dele o tipo mais comum de Melanoma que existe no mundo inteiro.

Nas pessoas mais jovens, este é o tipo de Melanoma mais comum. Nos homens, sua localização mais frequente é nas costas e nas mulheres, nos membros inferiores (coxas e pernas). Entretanto, qualquer parte do corpo também pode ser acometida.

Como o próprio nome já diz, o Melanoma do tipo Extensivo Superficial tem uma fase de crescimento mais superficial por um longo tempo. Isso permite que o diagnóstico em sua fase mais precoce seja possível, desde que a pessoa esteja atenta e/ou vá ao médico periodicamente.

Este crescimento superficial é também chamado de crescimento radial (para os lados). Porém, a partir de um dado momento, o tumor passa a crescer para a profundidade, ou seja, apresenta um crescimento vertical, podendo atingir as vias de disseminação da doença.

Nos Melanomas do tipo Extensivo Superficial, a fase de crescimento radial dura muito tempo até que se inicie o crescimento vertical.

Até a próxima pergunta!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

A psicóloga Ana Paula Cervi sentiu na pele o melanoma, câncer de pele mais perigoso
Blog

Ana Paula Cervi Colling

No ano passado, a psicóloga Ana Paula Cervi Colling descobriu que uma pinta na coxa esquerda, diferente de todas as outras que tinha, não era

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2021 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X