Doutor, agora que tenho esta pinta e ela é suspeita para melanoma, qual é o próximo passo?

Doutor:

Agora que nós identificamos a pinta com que devemos nos preocupar, o próximo passo é confirmar ou descartar a nossa suspeita, ou seja, precisamos fazer um diagnóstico. 

E como fazer isso? O único método para sabermos se esta pinta é ou não um melanoma é através de uma biópsia. Desta forma, ela poderá ser analisada através de um microscópio e o médico patologista será capaz de fornecer o diagnóstico definitivo. 

Toda vez que retiramos uma pinta, é importante que ela seja retirada por completo, chamamos isso de biópsia EXCISIONAL. Em algumas situações específicas, sei que isso não será possível. Entretanto, devemos evitar ao máximo que seja realizada uma biópsia incisional (aquela em que retiramos apenas uma parte da lesão) pois assim a análise pode ficar incompleta. 

Esta biópsia, na imensa maioria dos casos, pode ser feita com anestesia local e de forma ambulatorial, ou seja, não é necessário ficar internado no hospital. Como toda cirurgia, todos os cuidados de higiene e o uso de materiais esterilizados deve estar presentes.

Enquanto ainda não sabemos o diagnóstico definitivo, não se deve retirar a pinta com margens de segurança, basta retirá-la por completo. Assim, toda a lesão poderá ser analisada.

Até a próxima pergunta!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter