Pesquisar
Close this search box.

Doutor, o que é o linfonodo sentinela?

Compartilhar está publicação

Doutor:

Primeiramente, eu preciso explicar quais são as vias de disseminação do melanoma. As células do melanoma se espalham pelo corpo através de duas vias principais: a via SANGUÍNEA, que são os vasos sanguíneos e a via LINFÁTICA, que são os vasos linfáticos. 

Quando o melanoma penetra na via linfática, as células do tumor irão atingir os LINFONODOS e quando penetra na via sanguínea, as células irão atingir órgãos como o pulmão, fígado, ossos, adrenal, cérebro, etc.

Agora que você sabe dessas vias de disseminação do melanoma, podemos entender o que é o LINFONODO SENTINELA.

O linfonodo sentinela é o primeiro linfonodo que a célula do melanoma encontra ao penetrar na via linfática. É daí que vem o nome “sentinela”, é como se este linfonodo fosse o “guarda da portaria”. 

Portanto, nas cirurgias de pesquisa de linfonodo sentinela, quando este linfonodo está livre de células do melanoma, de forma indireta, concluímos que o melanoma não penetrou na via linfática.

Até a próxima pergunta!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter