Anny Tittonio e o marido Zioran, paciente de melanoma

Compartilhar está publicação

Anny Tittoni e seu marido Zioran sentiram na pele o que é descobrir e tratar um melanoma. No Dia dos Namorados, receberam um presente muito especial. Conheça a história deles.

“Sou professora de educação especial e vivo em Caçador (SC). No ano passado o Zioran, meu marido, precisou ir à dermatologista por causa de umas manchas estranhas que surgiram em seu pescoço. Muito atenciosa, a médica observou o pescoço e em seguida pediu para examinar as costas. Lá, logo de cara ela percebeu duas manchinhas, e pedi ela olhou duas manchinhas e pediu retirada e biópsia. Nem passava pela nossa cabeça que pudesse ser algo grave.

A biópsia informou que uma das “manchinhas” era um melanoma in situ. Até então não tínhamos ideia do que era aquilo e nos desesperamos só de ouvir a palavra “câncer”. Ele foi encaminhado a um oncologista, que prontamente nos acalmou e pediu uma cirurgia com aplicação de margens. No dia 12 de junho, nosso presente de Dia dos Namorados foi saber a cirurgia tinha sido um sucesso e ele não precisaria fazer mais nada, só acompanhar.

Nem tenho palavras para expressar o quanto nos sentimos aliviados e reconfortados. Zioran descobriu o melanoma totalmente por acaso. Ainda estremeço ao imaginar que, se não fossem aquelas manchas no pescoço, o câncer ainda estaria se instalando aos poucos, aumentando de tamanho e diminuindo a chance de cura. Hoje entendemos a real importância de conscientizar as pessoas a ir ao dermatologista com frequência, observar as manchas no corpo e evitar a exposição excessiva ao sol. Posso dizer que nós sentimos na pele o que isso significa!”

 

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos.
Eu Senti na Pele

Ana Luiza Penha

  A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos. Veja o que ela conta sobre

Eu Senti na Pele

Isabella Xavier

Isabella Xavier notou que uma pinta parecia inflamada, mas nunca imaginou que pudesse ser um melanoma invasivo. Estudante de Medicina, ela conhecia bem a doença

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2023 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter