Unhas de gel podem causar melanoma ou outros tumores cutâneos?

Unhas de gel podem causar melanoma?

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Unhas de gel podem causar melanoma ou outros tumores cutâneos? Práticas e duráveis, caíram no gosto de quem adora uma manicure perfeita, mas essa possibilidade causa inquietação. 
 
Em primeiro lugar,  a relação entre unhas de gel e câncer de pele não está estabelecida pela ciência. No entanto, elas exigem que as mãos fiquem expostas lâmpadas de radiação UV. Isso pode sim provocar sim um aumento, ainda que pequeno, na chance de desenvolver a doença. Isso vale especialmente para pacientes com histórico pessoal ou familiar de câncer de pele ou outros fatores de risco.
 
Outro ponto a considerar é que, como duram bastante tempo, as unhas de gel podem esconder melanoma acral ou outros problemas na unha, dificultando o diagnóstico e atrasando o tratamento. Além disso, as unhas postiças acabam “abafando” as unhas naturais. Podem, com o tempo, deixá-las amareladas e enfraquecidas.
 
Embora não se possa afirmar que unhas de gel podem causar melanoma ou outros tumores cutâneos, antes de usá-las, vale a pena conversar com um dermatologista e entender bem os possíveis efeitos da sua utilização. Caso realmente opte por utilizá-las, importante não exagerar na dose. Afinal, as unhas precisam respirar. Não use com frequência e não permaneça muitos dias seguidos!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Não é só o paciente que sente na pele o melanoma. A médica Camilla Oliari conta como a história de sua avó, Dona Yvone, paciente de melanoma metastático, modificou sua vida e suas escolhas.
Blog

Camilla Oliari

Como sempre falamos aqui, não é apenas o paciente que sente o melanoma na pele. Aos 9 anos, Camilla Oliari viveu a difícil experiência de

Tereza de Fátima e Silva descobriu o melanoma em estágio inicial.
Blog

Tereza de Fátima e Silva

A Tereza de Fátima e Silva vive em São Bento do Sapucaí, no interior e São Paulo, e trabalha como costureira. Alguns anos atrás, ela

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2021 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X