Terapia genética para o câncer mais próxima dos brasileiros

Compartilhar está publicação

A estratégia de editar geneticamente células de defesa para que elas “aprendam” a combater o câncer está próxima do alcance dos brasileiros. Aprovada comercialmente nos Estados Unidos no final de agosto, a terapia que promete ser um salto importante na oncologia está na mira de vários centros de saúde no País.

O Hospital Israelita Albert Einstein, localizado em São Paulo, anunciou que deve fazer os primeiros tratamentos experimentais no Brasil em 2018. A instituição separou uma sala especial para isso e já tem pesquisadores em treinamento nos Estados Unidos. A ideia é ser o primeiro centro de terapia genética do câncer na América Latina.

A primeira das novas terapias para o câncer que deve chegar ao Einstein é a TIL, indicada para o melanoma e com taxa de cura em torno de 30% dos casos. O processo da TIL consiste em retirar o tumor do paciente e extrair as células de defesa (linfócitos T que infiltram o tumor), cultivá-las em laboratório, expandir em grande quantidade e depois reinjetá-las no paciente. Vale lembrar, que a terapia, no entanto, ainda deverá ser regulamentadas por órgãos reguladores e comitês de pesquisa.

Trata-se de um salto estratégico, muito mais que apenas mais uma novidade em tratamentos. A medicina com a imunoterapia genética tem a possibilidade de fazer com que o corpo “aprenda” a combater o tumor caso ele volte – técnica que é bem diferente de eliminar células cancerígenas por meio de cirurgia ou quimioterapia.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2022 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X