Sete dicas para manter as unhas impecáveis

Proteção solar, hidratação e limpeza são cuidados diários que temos com a pele – nem pensar em abrir mão deles! Mas e as unhas, como fazer para mantê-las saudáveis? Nossa consultora média Dra. Ana Cristina Guimarães Martins mostra sete dicas para deixar as unhas impecáveis:

 

  1. Ao aparar as unhas para evitar acúmulo de sujeira, deixe uma pequena parte da borda livre, para evitar o encravamento.
  2. Não remova as cutículas, pois protegem contra fungos e bactérias.
  3. O uso contínuo do esmalte causa ressecamento e enfraquecimento. Faça uma pausa de um dia entre uma aplicação e outra e hidrate as unhas com produtos específicos.
  4. Prefira os removedores de esmalte sem acetona, pois a acetona deixa a unha mais frágil e quebradiça.
  5. Não lixe a parte de cima das unhas, para não torná-las mais frágeis e finas.
  6. Evite deixar as mãos úmidas por muito tempo, pois favorece o desenvolvimento de fungos.
  7. Mantenha uma dieta balanceada, com aporte de vitaminas e proteínas, pois faz muito bem às unhas.

DICA BÔNUS: quando for à manicure, use seu próprio material, ou apenas material que tenha sido esterilizado em autoclave.

Aliás, você sabia que o melanoma também pode surgir nesta parte do corpo? O melanoma ungueal é relativamente raro, frequentemente confundido com outras doenças, o que atrasa o diagnóstico e piorar o prognóstico.

O melanoma ungueal ocorre mais nos idosos, nos negros e asiáticos. Geralmente não provoca dor.  Pode surgir como uma mancha marrom ou negra na unha ou no dedo, e pode também causar deformidade. O tratamento varia conforme o estágio da doença. O prognóstico é reservado, pois se trata de um tumor agressivo, muitas vezes diagnosticado tardiamente.

Portanto, assim como faz com a pele, dedique atenção especial às unhas. Caso perceba qualquer anormalidade, procure um especialista!

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.