Sete dicas para manter as unhas impecáveis

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Proteção solar, hidratação e limpeza são cuidados diários que temos com a pele – nem pensar em abrir mão deles! Mas e as unhas, como fazer para mantê-las saudáveis? Nossa consultora média Dra. Ana Cristina Guimarães Martins mostra sete dicas para deixar as unhas impecáveis:

 

  1. Ao aparar as unhas para evitar acúmulo de sujeira, deixe uma pequena parte da borda livre, para evitar o encravamento.
  2. Não remova as cutículas, pois protegem contra fungos e bactérias.
  3. O uso contínuo do esmalte causa ressecamento e enfraquecimento. Faça uma pausa de um dia entre uma aplicação e outra e hidrate as unhas com produtos específicos.
  4. Prefira os removedores de esmalte sem acetona, pois a acetona deixa a unha mais frágil e quebradiça.
  5. Não lixe a parte de cima das unhas, para não torná-las mais frágeis e finas.
  6. Evite deixar as mãos úmidas por muito tempo, pois favorece o desenvolvimento de fungos.
  7. Mantenha uma dieta balanceada, com aporte de vitaminas e proteínas, pois faz muito bem às unhas.

DICA BÔNUS: quando for à manicure, use seu próprio material, ou apenas material que tenha sido esterilizado em autoclave.

Aliás, você sabia que o melanoma também pode surgir nesta parte do corpo? O melanoma ungueal é relativamente raro, frequentemente confundido com outras doenças, o que atrasa o diagnóstico e piorar o prognóstico.

O melanoma ungueal ocorre mais nos idosos, nos negros e asiáticos. Geralmente não provoca dor.  Pode surgir como uma mancha marrom ou negra na unha ou no dedo, e pode também causar deformidade. O tratamento varia conforme o estágio da doença. O prognóstico é reservado, pois se trata de um tumor agressivo, muitas vezes diagnosticado tardiamente.

Portanto, assim como faz com a pele, dedique atenção especial às unhas. Caso perceba qualquer anormalidade, procure um especialista!

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Blog

Débora Lopes Ferreira

Débora Lopes Ferreira sempre foi apaixonada por praia e nuna perdeu uma oportunidade de aproveitar o mar. Ao longo da vida, tomou muito sol desprotegida. 

Não é só o paciente que sente na pele o melanoma. A médica Camilla Oliari conta como a história de sua avó, Dona Yvone, paciente de melanoma metastático, modificou sua vida e suas escolhas.
Blog

Camilla Oliari

Como sempre falamos aqui, não é apenas o paciente que sente o melanoma na pele. Aos 9 anos, Camilla Oliari viveu a difícil experiência de

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2021 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X