Pesquisar
Close this search box.

Sete dicas para manter as unhas impecáveis

Compartilhar está publicação

Proteção solar, hidratação e limpeza são cuidados diários que temos com a pele – nem pensar em abrir mão deles! Mas e as unhas, como fazer para mantê-las saudáveis? Nossa consultora média Dra. Ana Cristina Guimarães Martins mostra sete dicas para deixar as unhas impecáveis:

 

  1. Ao aparar as unhas para evitar acúmulo de sujeira, deixe uma pequena parte da borda livre, para evitar o encravamento.
  2. Não remova as cutículas, pois protegem contra fungos e bactérias.
  3. O uso contínuo do esmalte causa ressecamento e enfraquecimento. Faça uma pausa de um dia entre uma aplicação e outra e hidrate as unhas com produtos específicos.
  4. Prefira os removedores de esmalte sem acetona, pois a acetona deixa a unha mais frágil e quebradiça.
  5. Não lixe a parte de cima das unhas, para não torná-las mais frágeis e finas.
  6. Evite deixar as mãos úmidas por muito tempo, pois favorece o desenvolvimento de fungos.
  7. Mantenha uma dieta balanceada, com aporte de vitaminas e proteínas, pois faz muito bem às unhas.

DICA BÔNUS: quando for à manicure, use seu próprio material, ou apenas material que tenha sido esterilizado em autoclave.

Aliás, você sabia que o melanoma também pode surgir nesta parte do corpo? O melanoma ungueal é relativamente raro, frequentemente confundido com outras doenças, o que atrasa o diagnóstico e piorar o prognóstico.

O melanoma ungueal ocorre mais nos idosos, nos negros e asiáticos. Geralmente não provoca dor.  Pode surgir como uma mancha marrom ou negra na unha ou no dedo, e pode também causar deformidade. O tratamento varia conforme o estágio da doença. O prognóstico é reservado, pois se trata de um tumor agressivo, muitas vezes diagnosticado tardiamente.

Portanto, assim como faz com a pele, dedique atenção especial às unhas. Caso perceba qualquer anormalidade, procure um especialista!

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter