Quem fez esvaziamento axilar pode se submeter a procedimentos estéticos na região?

Compartilhar está publicação

O esvaziamento axilar, procedimento cirúrgico realizado em alguns casos de melanoma metastático, pode provocar efeitos adversos. Um dele é o seroma, o acúmulo de líquidos na região axilar. Outro é o linfedema, o aumento do volume do braço. Em alguns casos, pode haver limitações motoras e perda da sensibilidade do braço.
Esses efeitos são tratáveis na grande maioria dos casos. É importante prestar atenção e comunicar ao médico qualquer alteração ou sintoma, para iniciar o tratamento o mais rapidamente possível.
Além disso, pacientes que se submeteram ao esvaziamento axilar devem tomar alguns cuidados para evitar complicações. Nos meses seguintes ao procedimento, devem evitar injeções e vacinas no lado operado, bem como o contanto com substâncias irritantes. Nesse período, o melhor é evitar massagens ou procedimentos estéticos na região, drenagem ou depilação. Desodorantes podem ser usados normalmente.
Essas limitações são temporárias na grande maioria dos casos, e o médico libera a realização do procedimento conforme a evolução de cada caso. É conveniente que os pacientes também conversem com o médico antes de realizar qualquer procedimento que envolva a manipulação ou a punção no braço operado, para evitar infeções e outros problemas.
A imagem pode conter: texto que diz "DR. RESPONDE! Dr. Rodrigo Munhoz Oncologista Rodrigo Rodrigo Munhoz Oncologista CRM 124669 SP Quem fez esvaziamento axilar pode se submeter a procedimentos estéticos na região? MELANOMA BRASIL"
 
 
 
 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos.
Eu Senti na Pele

Ana Luiza Penha

  A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos. Veja o que ela conta sobre

Eu Senti na Pele

Isabella Xavier

Isabella Xavier notou que uma pinta parecia inflamada, mas nunca imaginou que pudesse ser um melanoma invasivo. Estudante de Medicina, ela conhecia bem a doença

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2023 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter