Pacientes de melanoma devem se vacinar contra a Covid-19?

Pacientes de melanoma devem se vacinar contra a covid-19?

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

 Pacientes de melanoma devem se vacinar ou não? A vacinação em pacientes oncológicos sempre traz dúvidas. Antes de mais nada, os pacientes que já retiraram um melanoma e não estão mais em tratamento não têm nenhum tipo de restrição e podem ser vacinados normalmente. Contudo, nos casos de pacientes de melanoma em tratamento, com o início da vacinação contra o SARS-COV-2, surgem dúvidas sobre a possibilidade de também participarem do Plano Nacional de Vacinação

As informações apresentadas estão baseadas nas evidências científicas que se tem até o momento, que podem ser detalhadas ou aperfeiçoadas conforme os estudos clínicos com pacientes de melanoma e vacinas avançarem. De modo geral, os pacientes de melanoma podem e devem ser vacinados contra o SARS-COV-2 conforme a vacina se tornar disponível. 

Uma vez vacinado (tanto após a primeira quanto a segunda dose das vacinas atualmente aprovadas no Brasil), o paciente de melanoma não deve relaxar os cuidados contra o contágio de Covid-19. É preciso continuar usando máscara, higienizando as mãos com água e sabão ou álcool gel com frequência. Além disso, é preciso evitar aglomerações e mantendo o distanciamento social. Veja mais detalhes sobre a vacinação de pacientes de melanoma contra o SARS-COV-2.

 

  1. Por que vacinar pacientes de melanoma contra Covid-19?

Todos os tipos de doenças oncológicas expõem o paciente a uma vulnerabilidade maior. Isso significa que pacientes de melanoma estão no grupo de risco para complicações da Covid-19. Estudos mostraram que o SARS-COV-2 pode causar infecção de maior gravidade em pacientes oncológicos, com mortalidade variando de 6% a 61%, muito mais alta do que na média da população, em que esse número é entre 2% a 6%. 

Portanto, a vacinação pode reduzir a morbidade e mortalidade da Covid-19 nos pacientes de melanoma, até mesmo ao reduzir a gravidade da infecção nestes pacientes. Além disso, as complicações da Covid-19 podem interferir negativamente no tratamento oncológico, atrasando ou impedindo exames, terapias e monitoramento. 

 

  1. Os pacientes de melanoma em tratamento devem ser vacinados?

Sim. Devido ao alto risco de complicações ao qual está associada, dada a mortalidade do vírus entre os pacientes oncológicos, esta população terá benefícios maiores do que os riscos com a vacinação. Contudo, em indivíduos imunossuprimidos, é preciso avaliar caso a caso o uso de vacinas contendo vírus vivo atenuado. As possíveis ressalvas devem ser avaliadas pelo médico responsável pelo paciente.

 

  1. As vacinas contra Covid-19 são seguras para pacientes de melanoma?

Sim. Ainda há pesquisas limitadas com este grupo específico. Mas o saber médico e científico disponível indica que as vacinas de forma geral são seguras, exceto as vacinas com vírus vivo atenuado ou com vetor de replicação-competente, mesmo durante o tratamento.

 

  1. As vacinas de Covid-19 são eficientes nos pacientes de melanoma?

Acredita-se que sim. Diante dos estudos disponíveis até hoje, o cenário que se tem é que pacientes oncológicos de forma geral têm hospitalizações reduzidas por vacinas nos casos de influenza, doença pneumocócica e herpes zoster, devido ao efeito protetor sugerido pelos resultados dos estudos. Isso significa menos interrupções no tratamento e redução geral no risco de morte. Com base nos resultados destas e de outras vacinas, extrapola-se que as vacinas contra Covid-19 baseadas em agentes não-vivos tenham eficácia e segurança similar à população geral. É claro que a eficácia pode variar individualmente em função do tipo de melanoma, estágio do tratamento e condição geral do paciente. No entanto, os benefícios da vacinação tendem a ultrapassar grandemente os riscos. 

 

  1. O tratamento para melanoma pode interferir na eficácia da vacinação?

Sim. Pacientes em tratamento com quimioterapia, imunoterapia ou terapia-alvo têm algumas restrições. Isto porque são tratamentos que afetam a capacidade de resposta imunológica do paciente e podem alterar a resposta imunológica protetora do paciente à vacinação. No caso de pacientes em uso de imunoterápicos, o estímulo da vacina poderá interferir tanto na geração da resposta à vacina quanto nos efeitos colaterais. Mais dados devem estar disponíveis conforme estudos específicos forem sendo consolidados. 

Pacientes em tratamento com imunoterapia na forma de bloqueadores de co-receptores imunes, também chamados inibidores de checkpoint imunológico, têm maior risco de complicações com a Covid-19. No momento, não é claro se eles podem apresentar reações adversas exacerbadas ou complicações ao receber uma vacina viral. Ainda assim, extrapolando a experiência com a vacinação contra influenza, os benefícios ainda superam os riscos, especialmente quando não houver outras complicações.  

 

  1. Qual o momento ideal para vacinar o paciente de melanoma?

O momento ideal é antes de iniciar o tratamento, mas ponderando riscos e benefícios, os pacientes podem ser vacinados a qualquer momento. A ressalva são os pacientes imunossuprimidos, que devem evitar as vacinas feitas a partir de vírus vivo atenuado. 

 

  1. Pacientes que já terminaram o tratamento para melanoma devem ser vacinados?

Sim. Uma vez concluído o tratamento, desde que não haja uma outra contraindicação, como alergias, estes pacientes devem ser vacinados assim como o restante da população, sem restrições específicas.

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele
Blog

Andressa Gontijo

Uma pinta estranha no colo causou desconfiança na Andressa Gontijo, veterinária de 39 anos. Ela precisou percorrer um longo caminho até finalmente obter um diagnóstico

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2021 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X