Pesquisar
Close this search box.

Pacientes de linfedema podem ter maior risco de câncer de pele

Compartilhar está publicação

Pacientes de linfedema podem ter maior risco de câncer de pele. O linfedema é uma doença crônica que provoca inchaço em alguns pontos do corpo. Mais frequente nos braços, pernas, coxas e pés, pode acometer o rosto e outras regiões.

E um novo estudo da Mayo Clinic, publicado na revista Mayo Clinic Proceedings,  apontou que o linfedema nos membros inferiores pode estar associado a um maior risco de câncer de pele.

O trabalho analisou dados de 4.443 pacientes diagnosticados com linfedema de membros inferiores entre 2000 e 2020. Comparados ao grupo de controle, tinham risco duas vezes maior de desenvolver diferentes tipos de câncer de pele, inclusive melanoma.

Considerando os pacientes com linfedema em apenas uma perna, a análise apontou que a chance de desenvolver câncer de pele era três vezes maior na região acometida do que na outra perna.

“Pacientes com linfedema não são examinados rotineiramente por dermatologistas, e isso pode levar a atrasos no diagnóstico e tratamento”, explicou Dra. Afsaneh Alavi, dermatologista da Clínica Mayo e autora sênior do estudo. O câncer de pele, inclusive os tipos mais agressivos, tem grande chance de cura quando descoberto e tratado em estágios iniciais.

Os pesquisadores destacaram a necessidade aumentar a conscientização sobre câncer de pele entre os médicos que atendem casos de linfedema, já que os pacientes podem necessitar de avaliações dermatológicas regularmente.

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter