Compartilhar está publicação

Hoje vamos entender a diferença entre MELANOMA e MELASMA:

Apesar de uma certa semelhança no nome, são doenças completamente distintas, enquanto a primeira  pode até romper o ciclo da vida, a segunda é considerada mais estética, mas sabemos o quanto ela também pode impactar o psicológico dos pacientes afetados.

O melanoma é um tipo letal de câncer de pele.

Já o melasma é um distúrbio onde ocorrem manchas amarronzadas principalmente na face,  com maior prevalência no sexo feminino e áreas de pele expostas à radiação ultravioleta. Afeta ambos os sexos e raças, seu tratamento é difícil e impacta de forma negativa a qualidade de vida dos pacientes.

Os fatores que podem desencadear o melasma são predisposição genética, alterações hormonais, exposição a radiação ultravioleta, luz visível e infravermelha, gravidez e uso de anticoncepcionais orais.

Para seu tratamento são utilizados agentes despigmentantes, peelings e laser, além de muito protetor solar.

Melanoma x Melasma

No melanoma observar a ASSIMETRIA da lesão, os BORDOS IRREGULARES, alteração de COLORAÇÃO ou várias cores. Além ficar atento ao tamanho da lesão e sua expansão.

No caso do Melasma, observamos manchas amarronzadas difusas pela face.

Boa semana.

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2022 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X