Doutor, o que é NÍVEL DE CLARK e qual a sua diferença com o ÍNDICE DE BRESLOW?

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

DOUTOR: 

Tanto o NÍVEL DE CLARK quanto o ÍNDICE DE BRESLOW são sistemas utilizados pelo médico patologista (aquele que analisa no microscópio a doença) para dizer qual a profundidade do Melanoma. 

O Nível de Clark é um sistema baseado na anatomia da pele, ou seja, conforme o Melanoma se aprofunda nas camadas da pele (epiderme, derme papilar, derme reticular, tecido subcutâneo), os níveis de Clark aumentam e ele vai de I a V (um a cinco). 

Já o ÍNDICE DE BRESLOW é um sistema baseado numa medida em milímetros da profundidade do Melanoma. Para exemplificar: se o Índice de Breslow é de 0,8 mm, isto quer dizer que a célula mais profunda deste Melanoma está a 0,8 mm de profundidade da camada mais superficial da epiderme. 

Hoje em dia, o Índice de Breslow é mais utilizado do que o Nível de Clark para estabelecer condutas de tratamento e prognóstico. Isso acontece porque o Índice de Breslow é mais confiável e mais fácil de ser reproduzido pelos médicos patologistas, tornando um sistema mais adequado para utilização em larga escala. 

A melhor arma contra o Melanoma é a prevenção! Não podemos deixar de diagnosticar o Melanoma nas fases iniciais! Juntos contra o Melanoma!

Se você tiver uma dúvida ou sugestão de pergunta, envie para o e-mail: contato@melanomabrasil.org e coloque no assunto: “Pintou dúvida!”

Curta, compartilhe e escreva seus comentários!

Até a próxima pergunta!

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Cassia Cristina Silvestrini, 46 anos, terapeuta transpessoal e paciente de melanoma
Blog

Cassia Cristina Silvestrini

A terapeuta transpessoal Cassia Cristina Silvestrini, 46 anos, nunca se preocupou muito com uma pinta esquisita no braço direito. No entanto,  um esbarrão na porta

Blog

O que é dermatite atópica?

Em 23 de setembro, comemoramos o Dia Nacional da Conscientização da Dermatite Atópica. Popularmente conhecida como eczema, a dermatite atópica é uma doença cutânea crônica

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2020 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X