Doutor, o que é NÍVEL DE CLARK e qual a sua diferença com o ÍNDICE DE BRESLOW?

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

DOUTOR: 

Tanto o NÍVEL DE CLARK quanto o ÍNDICE DE BRESLOW são sistemas utilizados pelo médico patologista (aquele que analisa no microscópio a doença) para dizer qual a profundidade do Melanoma. 

O Nível de Clark é um sistema baseado na anatomia da pele, ou seja, conforme o Melanoma se aprofunda nas camadas da pele (epiderme, derme papilar, derme reticular, tecido subcutâneo), os níveis de Clark aumentam e ele vai de I a V (um a cinco). 

Já o ÍNDICE DE BRESLOW é um sistema baseado numa medida em milímetros da profundidade do Melanoma. Para exemplificar: se o Índice de Breslow é de 0,8 mm, isto quer dizer que a célula mais profunda deste Melanoma está a 0,8 mm de profundidade da camada mais superficial da epiderme. 

Hoje em dia, o Índice de Breslow é mais utilizado do que o Nível de Clark para estabelecer condutas de tratamento e prognóstico. Isso acontece porque o Índice de Breslow é mais confiável e mais fácil de ser reproduzido pelos médicos patologistas, tornando um sistema mais adequado para utilização em larga escala. 

A melhor arma contra o Melanoma é a prevenção! Não podemos deixar de diagnosticar o Melanoma nas fases iniciais! Juntos contra o Melanoma!

Se você tiver uma dúvida ou sugestão de pergunta, envie para o e-mail: contato@melanomabrasil.org e coloque no assunto: “Pintou dúvida!”

Curta, compartilhe e escreva seus comentários!

Até a próxima pergunta!

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

A psicóloga Ana Paula Cervi sentiu na pele o melanoma, câncer de pele mais perigoso
Blog

Ana Paula Cervi Colling

No ano passado, a psicóloga Ana Paula Cervi Colling descobriu que uma pinta na coxa esquerda, diferente de todas as outras que tinha, não era

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2021 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X