Compartilhar está publicação

Confira entrevista com o Dr. Elimar Gomes, médico dermatologista, membro do Grupo Brasileiro de Melanoma e membro do Comitê Científico do Instituto Melanoma Brasil. Conversamos com ele sobre o projeto “Juntos Contra o Melanoma”. Leia abaixo e saiba tudo sobre essa iniciativa:

Melanoma Brasil: O que é o Juntos Contra o Melanoma? Como ele surgiu e por quem foi criado? 

Dr. Elimar Gomes: O Juntos Contra o Melanoma é um novo programa de conscientização, idealizado por mim, durante o período que exerci a presidência do Grupo Brasileiro de Melanoma. O programa surgiu com o intuito de estabelecer uma nova referência nas campanhas de conscientização, geralmente concentradas em prevenção primária através de orientações sobre fotoproteção visando reduzir o número de novos casos de melanoma. Todas essas medidas são válidas e absolutamente necessárias, mas precisávamos dar um passo adiante, com foco na prevenção secundária, ou seja, visando a detecção precoce da doença. Para tanto, o programa aposta em ações e workshops educativos voltados para profissionais não médicos que observam frequentemente a pele de seus clientes, tais com cabeleireiros, podólogos e tatuadores, que podem sugerir uma avaliação médica caso encontrem um sinal suspeito, se estiverem devidamente conscientizados.  Um gesto simples, mas que ajuda a salvar vidas, pois o melanoma tem mais de 90% de chances de cura quando descoberto e tratado em suas fases iniciais. Além disso, teremos ações específicas para a população geral com orientações sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento. Em minha opinião, a disseminação do conhecimento é a maneira mais eficaz de fazer promoção de saúde.

Melanoma Brasil: A primeira ação do programa contou com workshops especializados para orientar profissionais que podem desempenhar papel importante na detecção do melanoma. Já estão programadas novas edições ou o programa será expandido para versões in company em salões de beleza, podologia e estúdios de tatuagem? 

Dr. Elimar Gomes: A primeira edição dos workshops ocorreu no começo de agosto, paralelamente à 12ª Conferência Brasileira de Melanoma, e só foi viabilizada graças à parceria com o Instituto Melanoma Brasil e ao apoio das empresas Roche, Novartis e Dermage.  O evento foi um grande sucesso, muito bem avaliado pelos participantes e muito gratificante para toda a equipe, atualmente composta por 14 médicos e duas psicólogas. Agora vamos iniciar uma nova fase, buscar novos parceiros para outras edições que poderão ser realizadas em grandes eventos da área de beleza e tatuagem, bem como em paralelo a outros eventos do Grupo Brasileiro de Melanoma. Além disso, algumas edições in company em salões de beleza, podologia e estúdios de tatuagem parceiros do programa já estão programadas para os próximos meses.

Melanoma Brasil: Quais outras ações o Juntos Contra o Melanoma está desenvolvendo para disseminar o conhecimento sobre a doença e incentivar a detecção precoce com o público em geral? 

Dr. Elimar Gomes: Além dos workshops de conscientização gratuitos, o Juntos Contra o Melanoma desenvolveu um site (www.juntoscontraomelanoma.com.br)  com informações sobre a doença, sobre prevenção e detecção precoce. O programa também é bastante ativo nas redes sociais, onde dissemina materiais informativos em diferentes formatos. Além disso, estamos preparandos grandes supresas para outros canais de comunicação. Aguardem.

Elimar Gomes – Dermatologista, membro do Grupo Brasileiro de Melanoma e membro do Comitê Científico do Instituto Melanoma Brasil

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos.
Eu Senti na Pele

Ana Luiza Penha

  A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos. Veja o que ela conta sobre

Eu Senti na Pele

Isabella Xavier

Isabella Xavier notou que uma pinta parecia inflamada, mas nunca imaginou que pudesse ser um melanoma invasivo. Estudante de Medicina, ela conhecia bem a doença

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2023 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter