Doutor, o que é Mapeamento Corporal Total e Dermatoscopia Digitais? Eu preciso fazer este exame?

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Doutor:

Este é um exame que consiste numa documentação fotográfica em imagens de alta resolução da sua pele e das pintas. Estas fotos são organizadas e arquivadas no computador.

Indica-se este exame para quem tem risco alto para desenvolver câncer de pele do tipo melanoma. Por exemplo, pessoas que já tiveram melanoma no passado.

O exame serve para identificar as pintas com que devemos nos preocupar.

Fazendo o exame, isso não significa que o surgimento de um melanoma será evitado. Entretanto, ele é capaz de detectar precocemente um melanoma que surge. Sabemos que em casos de melanoma, o diagnóstico precoce é fundamental para obtermos altas taxas de cura.

Além disso, o Mapeamento Corporal Total e Dermatoscopia Digitais não substituem a biópsia como método para diagnóstico, ou seja, caso haja a suspeita de uma pinta, esta deverá ser retirada e analisada para sabermos exatamente o seu diagnóstico (se é câncer ou não).

O Mapeamento Corporal Total e Dermatoscopia Digitais é a melhor de forma de realizarmos um acompanhamento periódico da pele e das pintas. Como as imagens ficam arquivadas, elas serão sempre comparadas entre si. No caso de alterações para pior, tais pintas serão consideradas suspeitas e terão indicação de serem biopsiadas (removidas por cirurgia).

Até a próxima!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Cassia Cristina Silvestrini, 46 anos, terapeuta transpessoal e paciente de melanoma
Blog

Cassia Cristina Silvestrini

A terapeuta transpessoal Cassia Cristina Silvestrini, 46 anos, nunca se preocupou muito com uma pinta esquisita no braço direito. No entanto,  um esbarrão na porta

Blog

O que é dermatite atópica?

Em 23 de setembro, comemoramos o Dia Nacional da Conscientização da Dermatite Atópica. Popularmente conhecida como eczema, a dermatite atópica é uma doença cutânea crônica

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2020 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X