Doutor, o que é Mapeamento Corporal Total e Dermatoscopia Digitais? Eu preciso fazer este exame?

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Doutor:

Este é um exame que consiste numa documentação fotográfica em imagens de alta resolução da sua pele e das pintas. Estas fotos são organizadas e arquivadas no computador.

Indica-se este exame para quem tem risco alto para desenvolver câncer de pele do tipo melanoma. Por exemplo, pessoas que já tiveram melanoma no passado.

O exame serve para identificar as pintas com que devemos nos preocupar.

Fazendo o exame, isso não significa que o surgimento de um melanoma será evitado. Entretanto, ele é capaz de detectar precocemente um melanoma que surge. Sabemos que em casos de melanoma, o diagnóstico precoce é fundamental para obtermos altas taxas de cura.

Além disso, o Mapeamento Corporal Total e Dermatoscopia Digitais não substituem a biópsia como método para diagnóstico, ou seja, caso haja a suspeita de uma pinta, esta deverá ser retirada e analisada para sabermos exatamente o seu diagnóstico (se é câncer ou não).

O Mapeamento Corporal Total e Dermatoscopia Digitais é a melhor de forma de realizarmos um acompanhamento periódico da pele e das pintas. Como as imagens ficam arquivadas, elas serão sempre comparadas entre si. No caso de alterações para pior, tais pintas serão consideradas suspeitas e terão indicação de serem biopsiadas (removidas por cirurgia).

Até a próxima!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

A psicóloga Ana Paula Cervi sentiu na pele o melanoma, câncer de pele mais perigoso
Blog

Ana Paula Cervi Colling

No ano passado, a psicóloga Ana Paula Cervi Colling descobriu que uma pinta na coxa esquerda, diferente de todas as outras que tinha, não era

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2021 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X