Doutor, a minha irmã teve um melanoma. Será que eu também corro esse risco?

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Doutor:

A maioria dos melanomas estão relacionados à exposição excessiva ao Sol. Entretanto, cerca de 10% dos melanomas estão relacionados a fatores genéticos, eles são chamados de melanomas hereditários.

Se na sua família 2 ou mais pessoas já tiveram melanoma (incluindo você), se alguém na família teve o melanoma com menos de 40 anos ou se alguém já teve 2 ou mais melanomas, pode ser que a sua família possua genes que aumentam o risco para o desenvolvimento de melanomas. Essa família precisa ser avaliada por um médico e um exame de pele / pintas dos membros desta família deve ser realizado. 

Os testes genéticos, que servem para identificar os genes que estão associados a um risco maior de melanoma, podem ser oferecidos às famílias que possuem uma suspeita de melanoma hereditário. É importante conversar com o médico sobre as vantagens e desvantagens de realizar tais testes genéticos. Nem todas as pessoas vão aceitar ou compreender bem o fato de possuírem um gene que aumenta o seu risco para uma doença grave. 

Até a próxima pergunta!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2020 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X