Doutor, a minha irmã teve um melanoma. Será que eu também corro esse risco?

Compartilhar está publicação

Doutor:

A maioria dos melanomas estão relacionados à exposição excessiva ao Sol. Entretanto, cerca de 10% dos melanomas estão relacionados a fatores genéticos, eles são chamados de melanomas hereditários.

Se na sua família 2 ou mais pessoas já tiveram melanoma (incluindo você), se alguém na família teve o melanoma com menos de 40 anos ou se alguém já teve 2 ou mais melanomas, pode ser que a sua família possua genes que aumentam o risco para o desenvolvimento de melanomas. Essa família precisa ser avaliada por um médico e um exame de pele / pintas dos membros desta família deve ser realizado. 

Os testes genéticos, que servem para identificar os genes que estão associados a um risco maior de melanoma, podem ser oferecidos às famílias que possuem uma suspeita de melanoma hereditário. É importante conversar com o médico sobre as vantagens e desvantagens de realizar tais testes genéticos. Nem todas as pessoas vão aceitar ou compreender bem o fato de possuírem um gene que aumenta o seu risco para uma doença grave. 

Até a próxima pergunta!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2022 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X