Doutor, o que é um Melanoma “IN SITU”?

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Doutor:

A expressão “in situ” vem do latim e significa: “no local”. Ou seja, Melanoma “in situ” = Melanoma “no local”. 

O termo “in situ” é utilizado para definir o grau de profundidade do Melanoma. Este é o nome dado aos Melanomas que se localizam somente na epiderme, que é a nossa camada mais superficial da pele e, portanto, não são visualizadas células do câncer em camadas mais profundas.

O Melanoma “in situ” não atinge profundidade suficiente para atingir as vias de disseminação como os vasos sanguíneos e linfáticos. Portanto, o risco de surgimento de metástases deste Melanoma é considerado igual a zero.

O estágio “in situ” é o mais precoce possível em que podemos diagnosticar o Melanoma. Portanto, as chances de cura chegam a 100% desde que tratadas corretamente. Deste ponto em diante, devemos concentrar nossas forças em cuidar da pele, acompanhar o surgimento de novas pintas, estar atento às modificações nas pintas já existentes e alertar aos nossos familiares e amigos.

Para Melanomas “in situ”, não são necessários exames para avaliar se a doença provocou algum tipo de disseminação, como tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, ultrassonografias, exames de sangue. O único exame indicado é o Mapeamento Corporal Total e Dermatoscopia Digitais para seguimento da pele como um todo.

Até a próxima!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

A psicóloga Ana Paula Cervi sentiu na pele o melanoma, câncer de pele mais perigoso
Blog

Ana Paula Cervi Colling

No ano passado, a psicóloga Ana Paula Cervi Colling descobriu que uma pinta na coxa esquerda, diferente de todas as outras que tinha, não era

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2021 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X