O filtro solar previne o melanoma e outros tipos de câncer de pele e também envelhecimento precoce e manchas. Precisamos usá-lo diariamente, inclusive nos dias frios e chuvosos. Cerca de 80% da radiação ultravioleta que emana com a luz do sol consegue atravessar as nuvens. Portanto, não podemos dispensar o protetor nem mesmo nos dias de tempo feio.
No entanto, nem sempre é fácil escolher qual produto usar. É importante optar um protetor com fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo, e que tenha PPD, que indica a proteção contra os raios UVA. O PPD é igual ou maior a um terço do FPS.
Devemos reaplicar o filtro solar a cada duas horas quando nos expusermos diretamente ao sol. Preferencialmente, usar um produto resistentes à água se estiver na praia, piscina ou atividades com sudorese intensa. Caso haja contato com a água, o intervalo para reaplicação deve ser menor.
Regra da Colher de Chá
Além disso, ao aplicar o filtro, tenha em mente a Regra da Colher de Chá, conforme consta no Consenso de Brasileiro de Fotoproteção. Para utilizar no rosto, cabeça e pescoço, coloque na mão a quantidade equivalente a uma colher de chá; para cada braço, idem; nas partes da frente e de trás do dorso, duas colheres para cada lado; e duas colheres para cada perna. Fique atento à Regra da Colher de Chá. Utilizar o produto em quantidade inadequada compromete significativamente sua eficácia.
Os filtros solares com cor, que têm efeito base, são uma boa opção para quem gosta de maquiagem ou quer economizar tempo. Eles protegem contra a luz visível, emitida pelas lâmpadas, computadores, celulares e tablets.
Por fim, importante lembrar que o filtro solar previne o melanoma e outros tipos de câncer de pele e deve fazer parte da rotina diária. Assim sendo, é preciso aplicá-lo todos os dias, inclusive quando ficar em casa, e não se esquecer de reaplicar. Finalmente, quando não há exposição direta por tempo prolongado, contato com a água ou sudorese excessiva, o intervalo para reaplicação pode ser menor.