Como funcionam os protetores solares?

Compartilhar está publicação

O uso dos filtros solares é de extrema importância contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta. Estudos evidenciam que o uso adequado e regular de filtros solares reduz o número dos casos de câncer de pele e evita o envelhecimento precoce da pele.

Os protetores solares podem ser encontrados em diversas composições, como loções, óleos, géis, emulsões, bastões, aerossóis, entre outras. Contém filtros, que são moléculas que podem absorver, refletir ou dispersar a radiação ultravioleta.

Os filtros ultravioleta podem ser divididos em inorgânicos (físicos) ou orgânicos (químicos). Os filtros inorgânicos são capazes de refletir e dispersar a radiação UV e visível (toda luz que enxergamos a olho nu), além do infravermelho (radiação existente em tudo que emite calor), por meio de uma barreira opaca. São considerados de primeira escolha para indivíduos com histórico de alergia. Exemplos: óxido de zinco, dióxido de titânio, óxido de ferro. É comum a associação de filtros físicos e químicos.

Os filtros orgânicos absorvem a radiação UV e a transformam em radiações energéticas inócuas ao ser humano. Dependendo da capacidade de absorver comprimentos de onda mais curtos ou mais longos, os filtros solares orgânicos podem ser divididos em filtros UVA, filtros UVB e filtros de amplo espectro (UVA e UVB).

Exemplos de filtros UVB: cinamatos, salicilatos, octocrileno.

Exemplos de filtros UVA: oxibenzona, avobenzona, Tinosorb M, Tinosorb S.

Os filtros solares contra a luz visível são os inorgânicos ou físicos, pois refletem a luz. Podem deixar a pele com aspecto esbranquiçado, portanto uma alternativa é o uso de filtro solar efeito base, muito bem aceito, especialmente pelas mulheres. Os protetores solares mais coloridos são mais eficazes na proteção a luz visível que os brancos. Mas o valor de proteção (FPS) não tem relação direta com a proteção contra a luz visível.

 

 

 

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2022 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X