Você sabe o que é o índice ultravioleta?

Compartilhar está publicação

Hoje vamos conhecer um pouco sobre o ÍNDICE ULTRAVIOLETA (IUV).  Desenvolvido por canadenses e adotado pela OMS (Organização Mundial da Saúde),  é um aliado de quem deseja se expor ao sol de forma segura.  

O IUV mede a intensidade da radiação solar na superfície da Terra, numa escala de 1 a 10. Quanto mais alto, maiores os riscos à pele e maior a necessidade de proteção.

O IUV varia ao longo do dia e muda conforme cada região do país. Horários de sol forte têm IUV mais alto, e regiões mais quentes, idem. O índice pode ser consultado gratuitamente em sites e aplicativos de previsão do tempo. É importante checá-lo periodicamente.

Confira a relação entre os níveis do IUV e os cuidados necessários:

BAIXO (1 a 2): proteção exigida apenas para pessoas muito sensíveis.

MODERADO (3 a 5) e ALTO (6 a 7): nos horários próximos ao meio-dia, procure ficar na sombra e usar camisa, chapéu, boné, protetor solar, óculos de sol, guarda-sol.

MUITO ALTO (8 a 10) e EXTREMO (maior ou igual a 11): evitar o sol ao meio-dia, permanecer na sombra, usar camisa, chapéu, boné, protetor solar, além de óculos de sol e guarda-sol.

O protetor solar ideal deve ser aquele ao qual sua pele se adapta melhor. Como a temperatura no verão é bastante elevada, devemos usar fatores de proteção solar altos. A face do brasileiro em geral tem tendência a uma pele mais oleosa, exigindo produtos com cosmética de toque seco. Além disso, há filtro solares que trazem benefícios adicionais, como auxílio no tratamento de manchas, rejuvenescimento e controle de oleosidade, bem como protetores com efeito base. Busque a opção mais adequada para você.

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos.
Eu Senti na Pele

Ana Luiza Penha

  A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos. Veja o que ela conta sobre

Eu Senti na Pele

Isabella Xavier

Isabella Xavier notou que uma pinta parecia inflamada, mas nunca imaginou que pudesse ser um melanoma invasivo. Estudante de Medicina, ela conhecia bem a doença

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2023 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter