10 dicas para fortalecer a imunidade em meio ao isolamento social

10 dicas para fortalecer a imunidade em tempos de isolamento social

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

10 dicas para fortalecer a imunidade em meio ao isolamento social

O isolamento social devido à pandemia do coronavírus (COVID-19) trouxe uma vivência inédita para milhares de brasileiros. Mais do que nunca, é importante cuidar bem da saúde e apostar em medidas que fortaleçam o sistema imunológico e aumentem as defesas do organismo.  Confira 10 dicas para fazer isso:

  1. Procure dormir bem

Em primeiro lugar, cuide do seu sono. A privação do sono aumenta a circulação do cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, que tem a função de manter o corpo em alerta. Assim, o sistema imunológico fica enfraquecido, aumentando o risco de doenças. Procure dormir bem.

  1. Pratique exercícios físicos

Exercícios ajudam a controlar o colesterol e a manter o peso em dia e também favorecem a saúde cardiovascular. Além disso, produzem endorfina, hormônio que melhora a disposição física e mental e provoca sensação de bem-estar. Assim, se puder, encontre um cantinho da casa para colocar o corpo em movimento.

  1. Tente controlar o estresse

Em um cenário marcado pela avalanche de informações, crise econômica e incertezas em todos os níveis, fica praticamente impossível não se sentir estressado em algum momento. Porém, é importante manter o estresse e a angústia sob controle, para evitar que abalem sua imunidade.

  1. Mantenha uma dieta balanceada

Manter uma alimentação saudável faz bem em qualquer momento da vida, e agora não é diferente. Verduras, frutas, legumes, cereais, carnes magras, peixes e ovos contêm nutrientes, vitaminas e minerais que turbinam o sistema imunológico. Portanto, atenção ao seu prato. Procure consumir 3 a 5 porções de frutas, verduras e legumes por dia e evite os alimentos processados.

  1. Reduza o consumo de açúcar

 O açúcar em excesso aumenta eliminação de nutrientes importantes, inibindo o sistema de defesas do organismo, além de provocar obesidade, diabetes e outros problemas. Assim, doces devem ser exceção, não regra.

  1. Hidrate-se

A ingestão de líquidos aumenta a resistência e ajuda a remover as impurezas do organismo. Beba pelo menos dois litros de água por dia.

  1. Tente desacelerar

Mesmo em meio ao caos, procure reservar um tempo um tempo para cuidar de si, relaxar e desconectar. Fará bem para a saúde do corpo e da mente.

  1. Tente abandonar os maus hábitos

O tabagismo e o consumo excessivo de álcool são prejudiciais à saúde e comprometem seriamente o sistema imunológico. Em tempos de pandemia, isso se torna ainda mais preocupante. Entretanto, sabemos que não é fácil abandonar esses maus hábitos repentinamente. Assim, se necessário, busque ajuda profissional ou outras formas de apoio.

  1. Capriche na higiene

Cuidar bem da própria higiene é outro hábito que faz bem em qualquer etapa da vida, mas se torna especialmente importante durante a pandemia do coronavírus. Mãos, roupas ou ambientes sujos abrem a porta para vírus e bactérias que podem causar problemas e levar a imunidade lá para baixo. Capriche na higienização!

  1. Mantenha a vacinação em dia

Manter a vacinação em dia é um hábito simples e extremamente benéfico para o sistema imunológico, pois protege contra diversas doenças. Fique de olho na sua carteirinha. Importante: pacientes de melanoma ou outros tipos de câncer sempre devem conversar com o médico antes de se vacinar.

 

 

 

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2020 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X