Você conhece a Regra do Patinho Feio?

Regra do patinho feio ajuda a identificar pintas suspeitas de melanoma.

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você já ouviu falar na Regra do Patinho Feio? Menos conhecida do que a famosa Regra do ABCDE, também é uma ferramenta que pode ajudar a identificar sinais suspeitos de melanoma.

A regra parte do princípio de que os nevos (pintas) benignos que existem no no corpo de uma pessoa seguem sempre o mesmo padrão. Assim, ao fazer o autoexame de pele, fique atento aos sinais. Sinais que, como o patinho feito da história infantil, destoam das demais pintas do seu corpo e têm tamanho, formato, espessura, coloração e outras características diferentes do padrão, podem ser indício do câncer de pele mais perigoso. Se encontrar algo suspeito, procure orientação médica.

Importante lembrar que o melanoma pode ter diversas cores e formatos. Nem sempre se enquadra na Regra do Patinho Feio ou mesmo na Regra do ABCDE. Portanto, nenhuma das duas substitui a avaliação de um médico. Somente este profissional pode analisar a lesão e efetuar o diagnóstico.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Não é só o paciente que sente na pele o melanoma. A médica Camilla Oliari conta como a história de sua avó, Dona Yvone, paciente de melanoma metastático, modificou sua vida e suas escolhas.
Blog

Camilla Oliari

Como sempre falamos aqui, não é apenas o paciente que sente o melanoma na pele. Aos 9 anos, Camilla Oliari viveu a difícil experiência de

Tereza de Fátima e Silva descobriu o melanoma em estágio inicial.
Blog

Tereza de Fátima e Silva

A Tereza de Fátima e Silva vive em São Bento do Sapucaí, no interior e São Paulo, e trabalha como costureira. Alguns anos atrás, ela

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2021 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X