Você conhece a Regra do Patinho Feio?

Regra do patinho feio ajuda a identificar pintas suspeitas de melanoma.

Compartilhar está publicação

Você já ouviu falar na Regra do Patinho Feio? Menos conhecida do que a famosa Regra do ABCDE, também é uma ferramenta que pode ajudar a identificar sinais suspeitos de melanoma.

A regra parte do princípio de que os nevos (pintas) benignos que existem no no corpo de uma pessoa seguem sempre o mesmo padrão. Assim, ao fazer o autoexame de pele, fique atento aos sinais. Sinais que, como o patinho feito da história infantil, destoam das demais pintas do seu corpo e têm tamanho, formato, espessura, coloração e outras características diferentes do padrão, podem ser indício do câncer de pele mais perigoso. Se encontrar algo suspeito, procure orientação médica.

Importante lembrar que o melanoma pode ter diversas cores e formatos. Nem sempre se enquadra na Regra do Patinho Feio ou mesmo na Regra do ABCDE. Portanto, nenhuma das duas substitui a avaliação de um médico. Somente este profissional pode analisar a lesão e efetuar o diagnóstico.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2022 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X