Totens distribuem protetor solar no Parque Villa Lobos

Compartilhar está publicação

Ação realizada pelo Instituto Melanoma Brasil acontece neste

final de semana durante Rocky Spirit – Festival de Filmes Outdoor

 

Dois totens irão distribuir protetor solar gratuitamente neste final de semana, dias 18 e 19 de agosto, durante o VIII Rocky Spirit – Festival de Filmes Outdoor, que acontece no Parque Villa Lobos, em São Paulo (SP). A ação é realizada pelo Instituto Melanoma Brasil, ONG que atua na divulgação e conscientização do melanoma, tipo de câncer de pele mais perigoso e letal.

Durante os dois dias os protetores solares estarão à disposição dos  visitantes e praticantes de atividades físicas do parque, no período das 8h às 17h. A campanha visa promover a importância da proteção solar durante todos os dias do ano, independente de estar fazendo sol ou chuva. “Ao contrário do que muitos pensam, as estações mais frias como outono e inverno também oferecem riscos de câncer de pele. Quando supostamente o sol não apresenta perigo, ações preventivas fundamentais são deixadas de lado como o simples hábito de aplicar protetor solar”, explica Rebecca Montanheiro, presidente do Melanoma Brasil

O câncer de pele é muito comum entre brasileiros e, sozinho, apresenta mais casos no País do que os outros 17 tipos de tumores, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O melanoma é um tipo de câncer de pele originado nos melanócitos – células que produzem a melanina, substância responsável pela cor da pele. Ele representa apenas 5% dos tumores malignos de pele, mas é o de maior gravidade e mortalidade devido a sua grande capacidade de produzir metástases – quando as células tumorais comprometem outros órgãos, tais como fígado, pulmões e cérebro. Para 2018, a estimativa é de 6.260 novos casos de melanoma, sendo 2.920 homens e 3.340 mulheres. 

Ainda de acordo com Rebecca, medidas preventivas de fotoproteção como essa são fundamentais para alertar a população sobre o câncer melanoma, além promover a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce. “Quando o seu diagnóstico é precoce, o melanoma tem 90% de chances de cura. Proteger a pele no dia a dia e saber identificar os primeiros sinais da doença é fundamental. Nosso objetivo é contribuir para a redução do número de novos casos da doença, estimulando entre as pessoas o hábito da proteção da pele, do autoexame e do compartilhamento de informações que pode salvar vidas”, conclui Rebecca.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Blog

Cuidados com a pele das pessoas idosas

Segundo o IBGE, as pessoas idodas representam quase 15% da população brasileira.  O envelhecimento da pele é um processo comum e natural, que acompanha o

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2022 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X