O que são as queratoses solares?

Compartilhar está publicação

As queratoses actínicas, também chamadas de queratoses solares, são lesões cutâneas precursoras de carcinoma espinocelular, o segundo tipo de câncer de pele mais comum.

São lesões secas, ásperas, que podem ser avermelhadas ou pigmentadas, e surgem principalmente em áreas mais cronicamente expostas ao sol, como rosto, braços, área do decote e couro cabeludo em indivíduos com calvície.

As queratoses actínicas são mais comuns em idosos de pele clara, que tiveram exposição solar por vários anos sem a proteção adequada. Podem causar leve coceira, dor ou desconforto estético.

Como são lesões pré-malignas, devem ser tratadas e revisadas com frequência. Há várias formas de tratamento, desde produtos tópicos de uso domiciliar até procedimentos dermatológicos, como eletrocoagulação, crioterapia e fototerapia fotodinâmica, entre outros.

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Blog

Cuidados com a pele das pessoas idosas

Segundo o IBGE, as pessoas idodas representam quase 15% da população brasileira.  O envelhecimento da pele é um processo comum e natural, que acompanha o

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2022 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X